Entre capas, saias, calcinhas e heróis:
performatividade e poética de meninas e meninos no quintal
Palavras-chave:
Infância, Gênero, PerformatividadeResumo
O presente trabalho pretende relatar a experiência vivida com crianças pequenas na Quintal Escola da Leste, situada em Belo Horizonte-MG, a partir de um olhar fenomenológico sobre a infância, intervenções semiestruturadas e a observação do cotidiano escolar. Um estudo autoetnográfico e etnográfico, utilizando fotografias e vídeos como ferramentas de registro e análise. Com uma lente de aumento na construção identitária destas crianças, durante a brincadeira, no caráter performativo intrínseco à infância, as proposições desenvolvidas são um convite para pensar e estar junto às crianças. Para, então, intencionalmente, incluir perspectivas
de gênero no cotidiano das práticas pedagógicas nas aulas de Arte na Educação Infantil, na tentativa de compreender como são construídas as relações de gênero entre as crianças e como os educadores em arte podem encaminhar propostas a favor de uma escola que preserve e potencialize as possibilidades de cada sujeito ser e vivenciar suas experiências.