Lúcido teatro do absurdo implicado no corpo-soma

Autores

  • Rivka Faria Pereira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Artes Cênicas - EBA

Palavras-chave:

Dramaticidade corporal, Corpo-soma, Teatro do Absurdo, Arte e vida

Resumo

O presente artigo analisa a peça cênica "O Acidente Não Registrado", elaborado pela autora, tendo como propósito o gênero do teatro do absurdo dotado de composição alinear, devaneios imaginativos, aspectos simbólicos de lúdica natureza, implicado no destituído sentido da vida em aliança com o drama. Tais recursos cênicos serão dispostos e explorados adotando-se como objeto de estudo o corpo humano e seus respectivos desdobramentos, potencialidades e reverberações trabalhadas no campo da ação cênica. Para tal, utiliza-se do caráter político pelo viés de retratação sóciocultural; contrastando , metaforizando, ironizando e instigando o espectador a uma reflexão critica do que se afigura verossímil ou absurdo no sentido estrito das palavras. Busca-se um olhar sobre a escuta corporal  - o corpo soma - , contituído de impressões biográficas, culturais, espetacularidade e cenicidade; o expresso corpóreo habilitado para a dramaticidade, um corpo emancipado enquanto agente primeiro do manifesto vivencial.

Publicado

2024-09-23

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso