Ser musical no teatro

musicalidade & atuação criadora

Autores

  • Clara Fernandino Dias Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

musicalidade, encenação teatral, mousiké, interação cênico-musical

Resumo

Neste artigo, a autora reflete sobre musicalidade no campo da encenação no Teatro. Dentro dos limites e na moldura de um Trabalho de Conclusão de Curso, discute um olhar metodológico para a prática encenadora a partir de uma concepção ampliada sobre o que é ser musical em cena. Partindo do conceito etimológico grego de mousiké como premissa filosófica, problematiza a importância de se desenvolver percepções musicais para conduzir processos criativos teatrais, como precisão rítmica, controle do timing e consciência espacial-temporal para além do que diz respeito aos estudos vocais. Para tanto, levanta referências da literatura que abordam a interação cênico-musical como um mecanismo relevante para o sucesso de uma encenação. Finalmente, propõe um diálogo entre esses referenciais e relatos de criação e montagem do espetáculo Poder Não, exercício cênico cujo processo criativo foi realizado concomitantemente à escrita deste trabalho.

Publicado

2024-10-24

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso