Atuação performativa por meio do mascaramento e da autobiografia
experiências para uma corporeidade expandida de ator-performer
Palavras-chave:
atuação performativa, mascaramento, objetos cênicos, autobiografia, teatro contemporâneoResumo
O artigo apresenta o percurso de uma pesquisa performativa (PRETTE; BRAGA, 2020) desenvolvida para meu Trabalho de Conclusão de Curso no Bacharelado em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG. Como artista cênico em formação, desenvolvi nesta pesquisa um espetáculo abordando uma temática diretamente relacionada com narrativas autobiográficas. Para desenvolver a pesquisa, foram praticadas ações performativas com mascaramentos expandidos (BRAGA, 2018), no qual uma corporeidade dilatada foi experimentada. Objetos cênicos, figurinos e outros elementos cênicos foram considerados parceiros na criação e colocados no espetáculo em situação de protagonismo expressivo, não somente colaborando para uma experimentação sobre a expansão da noção de mascaramento na relação com a atuação performativa criada, como também ativando-a em sua corporeidade expressiva, o que justifica a pesquisa apresentada. A pesquisa-criação, baseada nos processos artísticos cênicos experimentados na investigação, dão a base metodológica da investigação. O resultado artístico é, portanto, fruto da articulação de estudos práticos-teóricos cênicos experimentais sobre o mascaramento, a autobiografia e corporeidade expandida.