Mulheres em Cena

Proposta Pedagógica para uma prática teatral para mulheres atrizes não profissionai

Autores

  • Sâmylla Aquino Beato e Silva Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Artes Cênicas - EBA

Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “Mulheres em Cena: Proposta Pedagógica para uma Prática Teatral para Mulheres Atrizes Não Profissionais”, tem como objetivo propor um plano pedagógico para o curso "Mulheres em Cena" baseando-se na Pedagogia da Performance e no Teatro da Crueldade de Antonin Artaud. Busca-se sistematizar uma proposta pedagógica que reúna a experiência vivida até este momento na prática do curso Mulheres em Cena com uma reflexão e uma elaboração do ponto de vista da Pedagogia do Teatro. A pedagogia de ensino do teatro escolhida para essa proposta pedagógica baseia-se na Pedagogia da Performance vinculada aos modos de entendimento de corpo cênico propostos pelo autor Antonin Artaud em seu Teatro da Crueldade. Espera-se que este plano pedagógico, que reúne teoria e prática, gere reflexões acerca das práticas
contemporâneas teatrais e das teorias teatrais já sistematizadas, além de ampliar aspercepções artísticas e pessoais das participantes, fomentando um espaço de expressão livre e criativo.

Publicado

2024-11-01

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso