"Precisa ir aí na frente não, professora?"

As múltiplas maneiras da docência acontecer

Autores

  • TCC_Júlia Silva Guimarães Jota Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Artes Cênicas - EBA

Palavras-chave:

Ensino de teatro, Experiência estética, Projeto poético

Resumo

O presente trabalho busca analisar procedimentos e recursos desenvolvidos, em sala de aula, por meio da compreensão de um projeto poético e pedagógico com valor agregado, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem de Teatro. Os relatos apresentados são da minha experiência como estagiária, no âmbito das disciplinas de Análise da Prática e Estágio de Teatro III,
em 2022, e de Análise da Prática e Estágio de Teatro IV, em 2023. Foi possível compreender que a construção e consolidação de um projeto poético e pedagógico para ter valor agregado deve considerar, de alguma forma, as subjetividades e heterogeneidades entre os alunos. Ademais, ficou também evidente a importância de desenvolver processos de ensino e aprendizagem horizontalizados, que
permitam a escuta às problematizações e criações oferecidas e propostas pelos estudantes .

Publicado

2024-11-01

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso