Reflexões de uma jornada acadêmica

Uma trajetória desafiadora

Autores

  • Cristiane Santos de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Artes Cênicas - EBA

Palavras-chave:

Ensino de teatro, Teatro com não atores, Dramaturgia, Protagonismo

Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um relato da trajetória pessoal e profissional de uma professora que ingressou na universidade trazendo na bagagem uma experiência prévia de docente. O relato mostra a realização do sonho de infância de se tornar professora, bem como o desejo de se tornar atriz. A autora faz uma reflexão sobre as transformações provocadas pelo percurso acadêmico em suas abordagens pedagógicas anteriores, bem como sobre os desafios enfrentados no percurso. A monografia destaca os estudos que levaram a transformações, tais como a Abordagem Espiral (Machado, 2020) e a criação de Casas Dramatúrgicas (Carvalho, 2021), alimento para o desejo e interesse de pesquisar dramaturgia e revisitar as memórias de sua primeira morada. A autora destaca a importância de se buscar novas abordagens para o ensino do teatro que se mostrem não conteudistas (Lírio, 2020), investindo em processos que façam diferença na vida das pessoas, por meio de ambientes, contextos e relações que tornem
os estudantes protagonistas .

Publicado

2024-11-01

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso