Diversidade corporal e prática teatral
uma experiência na Educação Básica
Palavras-chave:
Escola básica, Inclusão, Corpo, Jogos e brincadeiras teatraisResumo
O presente trabalho abordará a prática teatral em sala de aula como um caminho para o ensino aprendizado no ensino extracurricular da rede pública de Belo Horizonte, no qual apresentarei os conteúdos e atividades desenvolvidas durante minhas aulas práticas na
sala de aula de teatro. Esta pesquisa tem por objeto a inclusão frente à diversidade do(a)s estudantes com distúrbios neuropsicológicos intelectual dando visibilidade a todo(a)s o(a)s envolvidos na sala de aula de teatro. O objetivo deste trabalho foi desenvolver atividades na aula de teatro nas quais todos pudessem estar presentes, inclusive os estudantes de inclusão, e não divididas as atividades exclusivas para os estudantes de inclusão e outras para o restante da turma, mas antes buscou-se a integração de toda a turma, favorecendo a interação. Esta pesquisa aconteceu na Escola Municipal IMACO (Instituto Municipal de Administração), no programa Escola Integrada, na turma do 3º ano, no turno da manhã. Para a elaboração dessas aulas prático-teórico foram utilizadas como referências teóricas, dentre outras, as propostas para o ensino do teatro de Klauss Vianna, Viola Spolin, Vinícius Lirio e Paulo Freire .