Teatro do oprimido como metodologia educativa

Experiências

Autores

  • Renata Lanier Jardim Alves Santana Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Artes Cênicas - EBA

Palavras-chave:

Teatro do oprimido, Metodologia educativa, Experiências

Resumo

O presente trabalho, resultante da pesquisa de conclusão de curso da Graduação em Teatro da UFMG, explora as técnicas do Teatro do Oprimido, desenvolvida por Augusto Boal como metodologia educativa. Inspirada também nos estudos de Barbara Santos, Dodi Leal e Licko Turle, investigo minhas próprias experiências práticas com esta metodologia transformadora. Em uma sala de aula, em oficina e um projeto realizado dentro da uma moradia universitária, discorro sobre jogos como Teatro Jornal e Teatro Fórum que foram trabalhados para desenvolver uma educação crítica e catalisar mudanças significativas em contextos sociais diversos, oferecendo uma abordagem única para a promoção da justiça social e do empoderamento individual e coletivo .

Publicado

2024-11-01

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso