A atriz multiplicadora: do percurso formativo à prática docente no Studio Pratique e Dance em Sabará - MG

Autores

  • Laura Ferreira Lopes Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Artes Cênicas - EBA

Palavras-chave:

Ensino de teatro, Práticas pedagógicas, Intercâmbio, Studio

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato da minha trajetória enquanto artista
da cena desde o início em minha cidade de origem Sabará - MG até a formação livre,
técnica e acadêmica na cidade de Belo Horizonte - MG. A partir das minhas formações
pude me desenvolver enquanto profissional da área artística e retornar a minha cidade
com todo os conhecimentos adquiridos ao longo desses anos, possuindo diferentes
ferramentas pedagógicas e que eu pudesse aplicá-las junto a minha comunidade. O Studio
Pratique e Dance foi espaço para multiplicar essas ações. Desde 2021 venho apresentando métodos e técnicas de estudo teatral à turma de teatro infantil. Usando das práticas metodológicas dos Jogos Teatrais desenvolvidos por Viola Spolin (2015); exercícios de
improvisação do Sistema Impro, proposto por Keith Johnstone (MUNIZ, 2015); e a proposta de oficinas como o exercício prático de construção de Cenografias em miniatura aprendidas junto ao Grupo Girino. Isso permitiu aos alunos da turma de teatro infantil a
terem uma experiência ampliada dos conteúdos presentes no universo teatral, diversificando o seu contato e repertório em meio ao fazer artístico. 

Publicado

2024-11-01

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso