Poéticas no ensino do teatro
o encontro de uma licencianda com sua voz e identidade artística
Palavras-chave:
Ensino de teatro, Processo Ensino-aprendizagem, Poéticas próprias, Experiência estética, Corporeidade femininaResumo
Nesta monografia, visito minha trajetória no teatro, sobretudo o percurso vivido na Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais, que se deu em paralelo à minha trajetória de trabalho com o ensino de teatro junto ao grupo Margem - Coletivo de
Investigação Teatral. Meu intuito é apresentar os contornos que minhas poéticas próprias de ensino do teatro (MACHADO, 2015; 2020) ganharam neste caminho. O texto apresenta reflexões sobre o mercado de trabalho em diálogo com as vivências dentro da universidade, compreendendo o ensino como um processo criativo, propondo planos de poéticas (LÍRIO, 2020) nos cursos livres de teatro desenvolvidos pelo referido grupo. No curso “Mulheres em Cena”, busco provocar experiências estéticas a partir das corporeidades femininas das alunas em diálogo com o teatro de mobilização proposto pelo Teatro do Oprimido (BOAL, 2009).
Encerro o ciclo acadêmico com a investigação de um “teatro feminino” a fim de compreender suas repercussões e pensar ações de democratização do acesso das mulheres à arte e cultura .