Assombra(som)
vergonha e medo da voz e suas possibilidades em sala de aula de teatro
Palavras-chave:
Voz, Vergonha vocal, Monstro vocal, Estudos vocaisResumo
Este artigo se dedica a investigar os motivos que provocam e contribuem com o sentimento de medo e vergonha, notado nos estudantes de teatro, com sua própria voz. A partir de entrevistas com professores de voz e canto e da monitoria realizada nas disciplinas Estudos Vocais e Musicais A e na Oficina de Improvisação Vocal e Musical, do curso de graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG, proponho uma reflexão sobre possíveis razões que tornam o trabalho com a voz um campo tão sensível, propício a traumas, inseguranças e medos. Este trabalho ainda realiza um paralelo com o universo mal-assombrado. Uso como
metáfora o monstro para dar ênfase ao medo e o pavor da descoberta da voz que percebi em minha trajetória e que observei em estudantes de Teatro. O monstro vocal também foi utilizado como um possível dispositivo, experimentado na monitoria em disciplinas de voz, para conduzir um trabalho vocal com os alunos e alunas de teatro .