A A proposição de conteúdos teatrais em aulas centradas nas Artes Visuais durante o Estágio Supervisionado obrigatório em Teatro
relato de uma experiência
Palavras-chave:
Pedagogia do teatro, Estágio Supervisionado, Teatro na escola, Formação de professoresResumo
Busca-se com esse artigo, realizado mediante pesquisas bibliográficas, observações e relatos, refletir acerca da proposição de conteúdos teatrais em aulas centradas nas Artes Visuais durante o Estágio Supervisionado obrigatório em Teatro, tendo em vista, a importância deste subcomponente curricular na formação docente. Fator este, considerado pouco decorrente devido aos baixos índices de professores graduados na área, em comparação às outras linguagens do componente Arte, e às preferências de atuação docente diante o exercício profissional do magistério. Desse modo, a pesquisa é impulsionada pelo seguinte questionamento: “como o professor de teatro em formação poderá desenvolver um repertório em Pedagogia Teatral, sendo que o mesmo realiza os estágios obrigatórios em um subcomponente escolar diferente da sua área de formação específica?” Dessa forma, o propósito principal deste trabalho está em ressaltar sobre a possibilidade de lecionar Teatro nas escolas públicas, e refletir acerca da necessidade de ampliar a formação em Teatro, bem como de unir esforços junto às políticas educacionais, em busca por mudanças positivas, que contribuam para a formação do acadêmico e aluno diante o cenário atual .