Encontros
a formação de atrizes no processo colaborativo da Incompetente Cia. de Teatro
Palavras-chave:
Processo colaborativo, Estado de encontro, Formação em grupoResumo
Este artigo apresenta e analisa as motivações e práticas que envolveram o processo colaborativo teatral da Incompetente Cia. de Teatro - IncompetênCia - para a montagem do espetáculo “Arrepsia” em 2022, destacando as metodologias utilizadas que favoreceram uma formação coletiva, baseada em processos de grupo. Como referencial teórico, defino “teatro” a partir de Augusto Boal (1980) e recorro aos conceitos de “ancestralidade” e “tempo espiralar” (Martins, 2021); “processo colaborativo” (Araújo, 2009); e de “teatro como estado de encontro” (Fagundes, 2009). Neste contexto, exponho as características de uma formação teatral voltada
para o preenchimento de lacunas acadêmicas, no que diz respeito a falta de heterogeneidades no corpo docente, e por conseguinte, na grade de disciplinas do curso de Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais.