A utilização da visualidades da cena como instrumento de práticas e estratégias pedagógicas

Autores

  • Thais Lorena Pinheiro Silva Universidade Federal de Minas Gerais - EBA

Palavras-chave:

Visualidade da cena, Pedagogia Performativa, Práticas pedagógicas, Licenciatura

Resumo

Esta pesquisa investiga e analisa práticas e estratégias pedagógicas concebidas a partir das Visualidades da Cena, tanto no contexto teatral quanto no ensino regular. Apresenta-se uma síntese das Visualidades da Cena no âmbito profissional, destacando as experiências de profissionais das áreas técnica e plástica da cena em seus processos criativos. Em seguida, aborda-se uma síntese das visualidades no campo da licenciatura, compartilhando minhas experiências como aluna e estagiária. Ademais, traz-se como perspectiva a pedagogia performativa e a concepção da sala de aula como um espaço ativo. No que concerne à metodologia desta pesquisa, optouse por um estudo de caso baseado nos meus estágios, utilizando relatos e registros realizados ao longo do processo. Atesta-se que não há uma fórmula pronta para a integração das visualidades na sala de aula, mas sublinhando a possibilidade de
tornar esse ambiente mais dinâmico e atrativo por meio de estratégias que estimulem os estudantes a adotarem um olhar mais criativo .

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso