A prática docente em arte de professoras pedagogas das séries iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte
Palavras-chave:
Ensino de Arte, Pedagogia Teatral, Ensino FundamentalResumo
Esse artigo surge do interesse em investigar a prática docente em Arte nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de ensino de Belo Horizonte desenvolvida por professoras pedagogas. O desejo de pesquisar sobre o tema surgiu do meu convívio com pedagogas da rede municipal de ensino que na ausência de um professor especialista, lecionam a disciplina Arte em turmas do 1º ao 5º ano. Através de revisão bibliográfica, observação de aulas de Arte e entrevista com professoras do 1º ano de uma escola da rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, busco investigar de que forma a linguagem teatral é contemplada na prática pedagógica do ensino de Arte no 1º ciclo do Ensino Fundamental, quando ministrada por professores com formação em Pedagogia, ou seja, sem a formação específica de Arte. Conclui-se compreendendo que, quando há a aula de Arte, essa é desenvolvida de maneira intuitiva e traz a vivência em Arte da própria professora como referência aos seus alunos.