O PROFARTES é um programa de Mestrado Profissional em Artes (Stricto sensu), em rede, com área de concentração em Ensino de Artes, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, do Ministério da Educação, e avaliado com conceito 4, em 2025. É ofertado em rede nacional formada por 15 Instituições de Ensino Superior de todas as regiões do país. O processo de seleção para ingresso no curso é realizado anualmente, e ocorre em período simultâneo em todas as IES associadas.
O programa tem como Objetivo Principal proporcionar formação continuada a professores de arte da Educação Básica em exercício, contribuindo para melhorar a qualidade do ensino de Artes nas escolas. Os objetivos secundários, apontam-se para a aproximação do trabalho acadêmico nas universidades à educação escolar na área das Artes; a atualização da prática docente dos/as profissionais alcançados pelo programa; o reconhecimento do trabalho desses profissionais pela escola e a contribuição para aproximar a Licenciatura em Arte da realidade da futura profissão, nas escolas de educação básica.
A Missão do Mestrado Profissional PROFARTES é formar profissionais docentes de alta qualidade e rendimento na Pós-Graduação com o compromisso de compartilhar e fazer reverberar seus conhecimentos e práticas na escola pública de Educação Básica.
Coordenado nacionalmente pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), (https://www.iarte.ufu.br/mestrado-profissional-em-artes-rede-nacional), o PROFARTES tem por objetivo proporcionar formação continuada a docentes de Artes da Educação Básica pública, propondo discussões sobre o papel do ensino da arte na escola e na comunidade.
O PROFARTES é vinculado à Plataforma Sucupira (https://sucupira.capes.gov.br/sistema) desenvolvida pela CAPES para gerenciar informações e dados sobre a Pós-Graduação no país, e à Plataforma Freire (https://freire.capes.gov.br/portal/) também desenvolvida e gerida pela CAPES com o objetivo de gerenciar e acompanhar programas de formação de professores da educação básica, além de reunir informações sobre profissionais da área.
O curso tem uma estrutura semipresencial, com a oferta de duas disciplinas à distância (Elaboração de Projetos de ensino de Arte mediados por tecnologias digitais e de Fundamentação teórica da Arte) com um encontro final presencial, e de disciplinas obrigatórias e optativas presenciais com ofertas concentradas às segundas e/ou terças-feiras, nos turnos diurno e noturno, além da realização do Trabalho de Conclusão orientado e apresentado de forma presencial.
No caso da UFMG, compõem a rede curricular 12 créditos de componentes obrigatórios e 16 créditos de componentes optativos, totalizando 28 créditos. A UFMG adota o acolhimento de atividades extracurriculares que compõem o conjunto de créditos para integralização do curso, em até 16 créditos; que podem contribuir para atingir a carga prevista de componentes optativos. O tempo regulamentar para a conclusão do curso é de 24 meses.
No âmbito da UFMG, o curso foi aprovado pelo Conselho Universitário, em 10/06/2014 e iniciou suas atividades no segundo semestre de 2014. O corpo docente credenciado para orientação é composto atualmente por 10 professores/as, entre permanentes e colaboradores/as. Oito docentes pertencem ao quadro da UFMG, sendo sete vinculados à Escola de Belas Artes, um à Escola de Educação Física e Terapia Ocupacional. Dois docentes são externos, um pertencente ao quadro da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e outro pertencente ao quadro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).
Para participar do PROFARTES os candidatos devem ser docentes da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio), portadores de diploma de nível superior reconhecidos pelo MEC, e devem estar ministrando aulas de Arte (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música) em escolas de Educação Básica. A admissão é feita com base em editais de seleção e as vagas definidas obedecem a critérios que abrangem a ampla concorrência e de cotas relativas a resoluções que dispõem sobre a Política de Ações Afirmativas para inclusão de pessoas negras, indígenas e com deficiência na Pós-Graduação stricto sensu de cada IES.
O PROFARTES está na Área de Concentração de “Ensino de Artes”. Sua filosofia pedagógica foi elaborada no intuito de proporcionar estudos aprofundados para o/a docente da Educação Básica pública brasileira, voltados para procedimentos metodológicos e fundamentos teóricos relativos à mediação da aprendizagem em Artes, que lhes possibilitem avaliar suas próprias experiências pedagógicas e artísticas na escola, no sentido de torná-las um exercício transformador e articulado com as necessidades da sociedade contemporânea.
O PROFARTES busca valorizar o entendimento e a vitalização do contexto sociocultural em que o/a docentes estão envolvidos/as, bem como a compreensão da necessidade de composição com toda a comunidade escolar para uma boa realização do processo educacional.
Envolvendo pesquisas em diferentes procedimentos e metodologias do ensino de artes, a área de concentração “Ensino de Artes” propõe reunir linhas de pesquisa articuladas aos saberes, processos e práticas pedagógicas no ensino médio e fundamental, permeando estudos em diferentes concepções, sejam práticas, sejam teóricas, formais ou não formais. A partir destas características, o PROFARTES desenvolve as seguintes Linhas de Pesquisa:
Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes
Esta linha investiga os processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, relacionando as práticas formativas e suas conexões com as linguagens artísticas das Artes Cênicas, da Música, do Teatro, além de seus desdobramentos midiáticos. Concentra-se nessa linha estudos que aproximam as práticas artísticas e os processos de ensino.
Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes
Esta linha volta-se para as relações entre as abordagens teóricas e metodológicas relativas ao ensino das Artes Cênicas, da Música, do Teatro, além de seus desdobramentos midiáticos. Concentra-se nessa linha estudos dedicados ao recorte metodológico e experimental das práticas em sala de aula.
Instituições de Ensino Superior Associadas:
- INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) – APARECIDA DE GOIÂNIA/GO
- UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) – BRASÍLIA/DF
- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) – FLORIANÓPOLIS/SC
- UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP) – SÃO PAULO/SP
- UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) – SALVADOR/BA
- UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) – JOÃO PESSOA/PB
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) – CAMPO GRANDE/MS / UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) – BELO HORIZONTE/MG
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) – UBERLÂNDIA/MG
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) – MANAUS/AM / UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA) – MANAUS/AM
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) – FORTALEZA/CE
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) – NATAL/RN
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) – SÃO LUÍS/MA
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) – BELÉM/PA
- UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) – CRATO/CE
Na UFMG o curso é ofertado na Escola de Belas Artes, possui secretaria própria e funciona na Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 – Sala 303/305 – Anexo F – Prédio da EBA – Bairro Pampulha – CEP 31270-901 – Belo Horizonte/MG – E-mail: profartes@eba.ufmg.br Telefone: (31) 3409-5260