Apresentação do Programa

O PROF-ARTES é um programa de Mestrado Profissional em Artes (Stricto sensu), com área de concentração em Ensino de Artes, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, do Ministério da Educação. É ofertado em rede nacional formada por 15 Instituições de Ensino Superior de todas as regiões do país.

Coordenado atualmente pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o PROF-ARTES tem por objetivo proporcionar formação continuada a docentes de Artes da Educação Básica pública, propondo discussões sobre o papel do ensino da arte na escola e na comunidade.

O curso tem uma estrutura semi-presencial, com a oferta de duas disciplinas de fundamentação à distância, disciplinas obrigatórias e optativas presenciais ou à distância, além da realização de trabalho de conclusão orientado e apresentado de forma presencial. No caso da UFMG, compõem a rede curricular 12 créditos de componentes obrigatórios e 16 créditos de componentes optativos, totalizando 28 créditos. A UFMG adota o acolhimento de atividades extracurriculares que compõem o conjunto de créditos para integralização do curso, em até 16 créditos; estes podem contribuir para atingir a carga prevista de componentes optativos. O tempo regulamentar para a conclusão do curso é de 24 meses. O projeto foi aprovado pelo Conselho Técnico Científico de Educação Superior – CTC (Capes), tendo recebido a nota “4”.

No âmbito da UFMG, o curso foi aprovado pelo Conselho Universitário, em 10/06/2014 e iniciou suas atividades no segundo semestre de 2014. O corpo docente credenciado para orientação é composto atualmente por 10 professores/as, entre permanentes e colaboradores/as. Sete professores estão vinculados à Escola de Belas Artes, um à Escola de Educação Física e Terapia Ocupacional e dois são externos.

Para participar do PROF-ARTES os candidatos deverão ser docentes da Educação Básica pública (Ensino Fundamental e Ensino Médio), portadores de diploma de nível superior reconhecidos pelo MEC, e devem estar ministrando aulas de artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música) em Instituições Escolares ou Culturais Públicas. A admissão será feita com base em editais de seleção e as vagas definidas obedecendo aos critérios que abrangem a ampla concorrência e cotas especificadas nas normas para a Pós-graduação de cada IES.

O Prof-Artes está na Área de Concentração “Ensino de Artes”. Sua filosofia pedagógica foi elaborada no intuito de proporcionar estudos aprofundados para o/a docente da Educação Básica pública brasileira, voltados para procedimentos metodológicos e fundamentos teóricos relativos à mediação da aprendizagem em artes, que lhes possibilitem avaliar suas próprias experiências pedagógicas e artísticas na escola, no sentido de torna-las um exercício transformador e articulado com as necessidades da sociedade contemporânea. O Prof-Artes busca valorizar o entendimento e a vitalização do contexto sociocultural em que o/a docentes estão envolvidos/as, bem como a compreensão da necessidade de composição com toda a comunidade escolar para uma boa realização do processo educacional.

 Envolvendo pesquisas em diferentes procedimentos e metodologias do ensino de artes, a área de concentração “Ensino de Artes” propõe reunir linhas de pesquisa articuladas aos saberes, processos e práticas pedagógicas no ensino médio e fundamental, permeando estudos em diferentes concepções, sejam práticas, sejam teóricas, formais ou não formais. A partir destas características, o Prof-Artes desenvolve as seguintes Linhas de Pesquisa:

Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes 
 
Esta linha investiga os processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, relacionando as práticas formativas e suas conexões com as linguagens artísticas das Artes Visuais, da Dança, da Música, do Teatro, além de seus desdobramentos midiáticos. Concentra-se nessa linha estudos que aproximam as praticas artísticas e os processos de ensino.
 
Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes
 
Esta linha volta-se para as relações entre as abordagens teóricas e metodológicas relativas ao ensino das Artes Visuais, da Dança, da Música, do Teatro, além de seus desdobramentos midiáticos. Concentrasse nessa linha estudos dedicados ao recorte metodológico e experimental das práticas em sala de aula.

Instituições de Ensino Superior Associadas:

  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) – APARECIDA DE GOIÂNIA/GO
  • UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) – BRASÍLIA/DF
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) – FLORIANÓPOLIS/SC
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP) – SÃO PAULO/SP
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) – SALVADOR/BA
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) – JOÃO PESSOA/PB
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) – CAMPO GRANDE/MS / UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS)
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) – BELO HORIZONTE/MG
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) – UBERLÂNDIA/MG
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) – MANAUS/AM / UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA) – MANAUS/AM
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) – FORTALEZA/CE
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) – NATAL/RN
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) – SÃO LUÍS/MA
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) – BELÉM/PA
  • UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) – CRATO/CE