A ICONOGRAFIA DAS SANTANAS ‘BOLO DE NOIVA’ E O CASO DE UM EXEMPLAR NA COMARCA DO RIO DAS MORTES
Palavras-chave:
Santana, Santana Mestra, Iconografia, Sedes Sapientiae, Imaculada ConceiçãoResumo
Este artigo trata de uma imagem de Santana Mestra de rara iconografia pertencente ao museu da Matriz de Resende Costa (MG). A escultura, em terracota policromada, faz parte de um restrito grupo de peças eruditas paulistas que se desenvolveu durante os séculos XVII e XVIII de forma endógena. Os exemplares desse conjunto ficaram conhecidos como ‘bolo de noiva’, uma denominação inspirada pela forma complexa do trono de Santana: uma composição escalonada, elaborada com uma grande variedade de figuras ornamentais de caráter fantástico e, eventualmente, de sabor oriental. Promove uma leitura iconográfica desse grupo ‘bolo de noiva’, levantando hipóteses concernentes aos seus significados simbólicos, ao processo de gênese formal de sua tipologia e, por fim, à identificação, à aculturação e ao trânsito de seus protótipos.