LA ICONOGRAFÍA DEL LLAMADO SANTA ANA ‘PASTEL DE BODAS’: EL CASO DE UN ESPÉCIMEN EN EL CONDADO DE RIO DAS MORTES

Autores/as

  • Letícia Martins de Andrade

Palabras clave:

Santa Ana, Santa Ana Maestra, Iconografía, Sedes Sapientiae, Inmaculada Concepción

Resumen

Este artigo trata de uma imagem de Santana Mestra de rara iconografia pertencente ao museu da Matriz de Resende Costa (MG). A escultura, em terracota policromada, faz parte de um restrito grupo de peças eruditas paulistas que se desenvolveu durante os séculos XVII e XVIII de forma endógena. Os exemplares desse conjunto ficaram conhecidos como ‘bolo de noiva’, uma denominação inspirada pela forma complexa do trono de Santana: uma composição escalonada, elaborada com uma grande variedade de figuras ornamentais de caráter fantástico e, eventualmente, de sabor oriental. Promove uma leitura iconográfica desse grupo ‘bolo de noiva’, levantando hipóteses concernentes aos seus significados simbólicos, ao processo de gênese formal de sua tipologia e, por fim, à identificação, à aculturação e ao trânsito de seus protótipos.

Biografía del autor/a

Letícia Martins de Andrade

Doutora em História (2004) e Mestre em História da Arte (1999) e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999) com doutorado sanduíche realizado na Università Degli Studi di Pisa.

Possui pós-doutorado pela FAU-USP (2006) e pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Professora associada da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ.

Publicado

2021-01-09

Número

Sección

ICONOGRAFIA