THE ICONOGRAPHY OF THE SO-CALLED ‘WEDDING CAKE’ SAINTANNE: THE CASE OF A SPECIMEN IN THE RIO DAS MORTES COUNTY
Keywords:
Saint Anne, The Education of the Virgin, Iconography, Sedes Sapientiae, Immaculate ConceptionAbstract
Este artigo trata de uma imagem de Santana Mestra de rara iconografia pertencente ao museu da Matriz de Resende Costa (MG). A escultura, em terracota policromada, faz parte de um restrito grupo de peças eruditas paulistas que se desenvolveu durante os séculos XVII e XVIII de forma endógena. Os exemplares desse conjunto ficaram conhecidos como ‘bolo de noiva’, uma denominação inspirada pela forma complexa do trono de Santana: uma composição escalonada, elaborada com uma grande variedade de figuras ornamentais de caráter fantástico e, eventualmente, de sabor oriental. Promove uma leitura iconográfica desse grupo ‘bolo de noiva’, levantando hipóteses concernentes aos seus significados simbólicos, ao processo de gênese formal de sua tipologia e, por fim, à identificação, à aculturação e ao trânsito de seus protótipos.