A IMAGINÁRIA DOS IMIGRANTES NA ZONA DA MATA MINEIRA

A CARTAPESTA E OUTRAS TÉCNICAS INÉDITAS

Autores

  • André Vieira Colombo
  • Elza Helena Martins Vieira
  • Rafael Zampa de Sousa
  • Valtencir Almeida Passos

Palavras-chave:

Imaginária religiosa, Materiais e técnicas, Zona da Mata mineira

Resumo

O presente artigo objetiva congregar resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito de
processos técnicos de identificação, proteção e de conservação-restauração de bens culturais e
também do desdobramento de diversas investigações acadêmicas de um grupo de pesquisa que
tem reconhecido, na Zona da Mata mineira, além de obras em suportes tradicionais, a ocorrência
significativa de esculturas ligadas a processos de imigração, cujos materiais e técnicas ainda
não haviam sido descritos nos acervos mineiros como a cartapesta. A partir desses estudos
identificam-se diferentes categorias de esculturas religiosas, como as imagens na técnica da
cartapesta, importadas da Itália por comitentes religiosos ou leigos de origem italiana, assim
como imagens assinadas e documentadas produzidas em estuque e gesso, de forma artesanal,
em solo mineiro, por artistas italianos estabelecidos na região. Conclui-se que a região possui                                                                uma imaginária diversificada que se resulta de múltiplas experiências históricas e culturais
desenvolvidas nesta porção do território mineiro.

Biografia do Autor

André Vieira Colombo

Historiador, consultor especialista em Patrimônio Cultural e Arqueologia; Pós-graduado em Artes Visuais; Mestrando em Arte, Cultura e Linguagens, pelo IAD-UFJF.                                                               Lattes: http://lattes.cnpq.br/2939672142241831. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7452-1595.

Elza Helena Martins Vieira

Arquiteta e Urbanista, especialista em Gestão do Patrimônio Cultural, Mestranda em Arte, Cultura e
Linguagens pelo IAD-UFJF, onde desenvolve o projeto de pesquisa com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG.                                                                                   Lattes: http://lattes.cnpq.br/7747176920290593. Orcid:
https://orcid.org/0000-0001- 7174-8313.

Rafael Zampa de Sousa

Arquiteto e Urbanista, Assistente de conservação e restauração no Atelier Relicário, Mestrando em
Arte, Cultura e Linguagens, pelo IAD-UFJF.                                                                                             Lattes: http://lattes.cnpq.br/3578644963302510.

Valtencir Almeida Passos

Mestre e Doutorando em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL/IAD - UFJF), Especialista em
Conservação e Restauração em Bens Culturais Móveis pelo Centro de Conservação e Restauração –
CECOR/UFMG. Membro do Grupo de pesquisa do acervo de arte e coordenador do Laboratório de
Conservação e Restauração de Pintura e Escultura do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM/UFJF).
(Integrantes do Grupo de pesquisa “Arte e Cultura Colonial: Novos olhares”, registrado e certificado
pelo CNPQ, sob liderança da Professora Dra. Raquel Quinet de Andrade Pifano, do Instituto de Artes e
Design / UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – MG). Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9760999206295601. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-1665-507

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Publicado

2024-01-21

Edição

Seção

MATERIAIS E TÉCNICAS