A IMAGINÁRIA DOS IMIGRANTES NA ZONA DA MATA MINEIRA
A CARTAPESTA E OUTRAS TÉCNICAS INÉDITAS
Palavras-chave:
Imaginária religiosa, Materiais e técnicas, Zona da Mata mineiraResumo
O presente artigo objetiva congregar resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito de
processos técnicos de identificação, proteção e de conservação-restauração de bens culturais e
também do desdobramento de diversas investigações acadêmicas de um grupo de pesquisa que
tem reconhecido, na Zona da Mata mineira, além de obras em suportes tradicionais, a ocorrência
significativa de esculturas ligadas a processos de imigração, cujos materiais e técnicas ainda
não haviam sido descritos nos acervos mineiros como a cartapesta. A partir desses estudos
identificam-se diferentes categorias de esculturas religiosas, como as imagens na técnica da
cartapesta, importadas da Itália por comitentes religiosos ou leigos de origem italiana, assim
como imagens assinadas e documentadas produzidas em estuque e gesso, de forma artesanal,
em solo mineiro, por artistas italianos estabelecidos na região. Conclui-se que a região possui uma imaginária diversificada que se resulta de múltiplas experiências históricas e culturais
desenvolvidas nesta porção do território mineiro.
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