VALORES MATERIALES E INMATERIALES EN LA BASE DE LOS CRITERIOS DE INTERVENCIÓN EN LA ESCULTURA

Autores/as

Palabras clave:

Escultura Devocional, Valores Materiales, Valores Intangibles, Conservación-Restauración

Resumen

Este artículo pretende discutir criterios de intervención de conservación-restauración de objetos tridimensionales, a la luz de los valores materiales y inmateriales asimilados en su trayectoria histórica. El estudio se basa en una escultura devocional que representa a São João Marcos, que data de la primera mitad del siglo XVIII, procedente de la Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, en la ciudad de Raposos, Minas Gerais. El análisis de la policromía de esta escultura confirmó la hipótesis de que la obra pasó por tres momentos históricos de ejecución técnica: policromía, repolicromía y repinte. En estos estratos fue posible establecer diferencias en cuanto a la calidad técnica y las particularidades de cada fase. A la luz de los aspectos materiales, se proponen intervenciones en la escultura, manteniendo diferentes tiempos de policromía, buscando preservar valores intangibles – patrimoniales, religiosos, históricos, artísticos, museísticos – presentes en el material de la obra, sin eliminar aspectos añadidos a lo largo del tiempo.

Biografía del autor/a

Claudia Ferreira Lima Costa

Graduada em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ênfase nos percursos de escultura, pintura e documentos gráficos, 2024. Pós-Graduação em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), 1997. Graduação em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (Fafich-UFMG), 1990. Professora de História nas redes pública e particular de Belo Horizonte, Minas Gerais. Autora de livros didáticos de História para a primeira fase do Ensino Fundamental. Colaboradora do Projeto AcervoF – acervo de equipamentos fotográficos, na EBA-UFMG. Experiência na área de conservação-restauração de pinturas e objetos tridimensionais e na montagem de exposições.
Lattes: https://lattes.cnpq.br/8820074493246339. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-1946-2681

Luciana Bonadio, EBA - UFMG

Professora Assistente na EBA-UFMG nas áreas de conservação-restauração de objetos tridimensionais e de pintura. Técnico de nível superior – conservação e restauração no Museu de Arte da Pampulha, Fundação Municipal de Cultura; atua na preservação dos acervos da instituição e na conservação de exposições temporárias. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes), EBA-UFMG, linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural. Mestre em Artes e Tecnologia da Imagem pelo PPGArtes-EBA-UFMG, 2002. Especialização em conservação-restauração de bens culturais móveis, pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor)-EBA-UFMG, 1996. Graduação em Artes Visuais, 1992. Bacharel em Escultura e Desenho, 1999 (EBA-UFMG). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em conservação-restauração de esculturas e pinturas e de obras de arte contemporânea.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1896237320930663. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1376-4504

Publicado

2026-01-03

Número

Sección

CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO