“SÃO PEDRO ARREPENDIDO” (MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA BAHIA)

UM ESTUDO INICIAL DAS TÉCNICAS E DOS MATERIAIS QUE COMPÕEM O SUPORTE CERÂMICO

Autores

  • Agesilau Neiva Almada

Palavras-chave:

Escultura sacra, Escultura em cerâmica, São Pedro Arrependido, Técnicas e materiais, Frei Agostinho da Piedade

Resumo

escultura sacra, modelada em barro, “São Pedro Arrependido”, de autoria atribuída ao monge
beneditino Frei Agostinho da Piedade e pertencente ao Mosteiro de São Bento da Bahia. O
referido estudo faz uma breve apresentação do contexto histórico da escultura no Brasil, e em
seguida, aborda aspectos da vida do frei beneditino. Prossegue tratando da constituição da
técnica de modelagem, policromia, e do seu atual estado de conservação, trazendo depois
questões relacionadas às discussões sobre a autoria da peça. O trabalho é finalizado com
informações descritivas sobre as técnicas e os materiais, apresentando os exames técnicos e
científicos realizados na escultura até o momento de elaboração deste trabalho, com o objetivo
de entender todo o processo de sua construção. Trata-se de uma pesquisa inicial que ainda não
foi finalizada, porém, traz questões importantes a serem consideradas e discutidas.

Biografia do Autor

Agesilau Neiva Almada

Conservador-restaurador de Bens Culturais Móveis, graduado pela Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG); Mestre em Artes, na linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural, do Programa de Pós-graduação em Artes, da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGArtes/EBA/UFMG); e, Doutorando no PPGArtes/EBA/UFMG, na linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultura, com a pesquisa intitulada “Estudo das técnicas e materiais das esculturas sacras em suporte cerâmico, a partir das obras de Frei Agostinho da Piedade, Século XVII”.

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Publicado

2024-01-21

Edição

Seção

MATERIAIS E TÉCNICAS