OS ARTISTAS COLONIAIS MANUEL DA CUNHA E SILVA E MESTRE VALENTIM: O CASO DA CAPELA DA NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS

Autores

Palavras-chave:

artistas coloniais brasileiros, Manuel da Cunha, Mestre Valentim, capela Nossa Senhora das Vitórias, São Francisco de Paula

Resumo

O presente artigo objetiva observar os artistas coloniais Manuel da Cunha e Silva e Mestre Valentim da Fonseca e Silva na Capela de Nossa Senhora das Vitórias, no Rio de Janeiro, Brasil. Introduziu-se uma pequena biografia de cada artista, assim como uma revisão bibliográfica de textos acadêmicos que citam ambos e suas obras. A Capela de Nossa Senhora das Vitórias é uma obra do período colonial brasileiro, que faz parte da Igreja da Venerável Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula. A igreja é um bem tombado e uma das representantes do patrimônio histórico e artístico brasileiro e carioca.

Biografia do Autor

Poliana Martins dos Santos

Doutoranda em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestre em Museologia e Patrimônio pela Unirio/Mast. Graduação em Museologia pela Unirio

Helena Cunha de Uzeda, UNIRIO

Professora Associada 3 da Escola de Museologia da Unirio. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS), Unirio/Mast. Doutorado em História e Crítica da Arte, Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em História e Crítica da Arte (EBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); graduação em museologia pela Unirio.

Downloads

Publicado

2025-01-24

Edição

Seção

AUTORIAS E ATRIBUIÇÕES