Licenciatura em arte e prática do desenho no ensino fundamental

Autores

  • Patrício Pereira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Educação, Desenho

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo abordar sobre algumas práticas de desenho na disciplina de Artes Visuais, no ensino fundamental, baseado no meu interesse pessoal, na técnica de desenho, bem como na vivência acadêmica obtida no curso de Artes Visuais/ Licenciatura da Escola de Belas Artes/UFMG. A experiência de estágio requerida neste curso permitiu-me observar algumas abordagens pedagógicas em sala de aula nesta etapa escolar. Atualmente atuo como professor de Arte numa escola estadual situada na região metropolitana de Belo Horizonte. Nesta condição de iniciante, no campo da licenciatura em Arte, tento compreender como tem ocorrido a prática do desenho no ensino fundamental, apesar de ser ainda numa esfera bem limitada. Questiono se é possível criar condições para o estimulo à criatividade e compreensão estética na sala de aula no decorrer dos anos do ensino fundamental de forma que crianças e adolescentes tenham menos bloqueios e resistência às práticas de expressão artística em sala de aula. Percebe-se, também, que é fundamental que o professor da disciplina de Arte esteja envolvido com estratégias didáticas significativas, para que crianças e adolescentes, principalmente, não se distanciem ou se sintam limitados a expressarem-se com Arte. Dessa forma, este trabalho busca tecer uma reflexão acerca de algumas práticas de ensino em Arte vivenciadas no estágio curricular.

Publicado

2023-11-17

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso