Criação e percepção

a imaginação no ensino aprendizagem em arte

Autores

  • Mariana Félix Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Educação

Resumo

A imaginação é uma vertente do conhecimento, e nas escolas pode tornar-se um conceito rico para explorar a cada experiência desenvolvida. Esse trabalho busca refletir sobre o conceito da imaginação nos processos de criação, especialmente em proposições para o ensino-aprendizagem em Artes Visuais. Visa, portanto, estimular a imaginação criativa dos alunos, convergindo métodos e metodologias que propõem a estimulação do desenho de observação e de criação e a exploração do imaginário dos alunos. A proposta buscou integrar a pesquisa e produção autoral como artista com experiências no ensino-aprendizagem, desenvolvidas em 2017, com alunos do sétimo ao nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Pedro Aleixo, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Publicado

2023-11-17

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso