Relevos
Palavras-chave:
Artes - estudo e ensino, EducaçãoResumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca refletir acerca da inclusão de cegos dentro do contexto das Artes Visuais a partir de experiência de estágio realizado em uma escola dedicada à educação de deficientes visuais. Neste sentido, foram estabelecidos diálogos sobre visão, percepção e imaginação entre artistas, pesquisadores e educadores. Além disso, buscou-se evidenciar a importância do tato no que tange ao deslocamento da mera visualidade no campo das Artes para a sensorialidade associando-o, de maneira subjetiva, aos conceitos de relevo e Braille. Ao final verifica-se a inadequação do termo Artes Visuais no contexto das deficiências visuais bem como a necessidade de oferecer arte acessível às pessoas com deficiência e, na Licenciatura em Artes Visuais, ofertar uma disciplina especifica para o ensino de Arte a este público tendo em que vista que em 2010 o censo revelou que chegava a quase 20% da população o número de pessoas com deficiência visual no Brasil.