Projeto Volante

O Projeto Volante teve início no segundo semestre 2009 na oficina de gravura do Sesc Pompeia, sob coordenação de Cleiri Cardoso e Marcelo Heleno, com o objetivo de externar a produção do ateliê. Chamada então de Exposição Volante, a proposta reuniu imagens impressas pelos participantes dos cursos de gravura, que foram distribuídas junto a aglomerados de pessoas dentro das oficinas e também nas áreas de circulação do Sesc. As ações de distribuição criavam breves pausas nas situações estabelecidas naqueles espaços, promovendo uma efêmera exposição.

A coleção da EBA/UFMG está entre os 18 ateliês e acervos públicos que receberam conjuntos com as gravuras enviadas ao Projeto Volante, através da convocatória 2011/12. Além das gravuras, um DVD contendo o video-registro do processo também integra a caixa.

Até o momento foram deixados conjuntos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro; no Ateliê Piratininga, em São Paulo; no Museu do Trabalho, em Porto Alegre; no Atelier do Porto, em Belém; no Acervo Móvel Sobrelivros, em São Paulo; na Universidade de Quebec e no Atelier Presse Papier, ambos em Trois-Rivières, Canadá.

Mais informações: projetovolante.blogspot.com.br