Yann Sérandour
Inside The White Cube. Overprinted Edition
Zürich : JRP/Ringier, 2009.
26,7 x 26,7 cm
[84] p. : il
600 ex.
ISBN : 9783037640425
Inside The White Cube. Overprinted Edition
Zürich : JRP/Ringier, 2009.
26,7 x 26,7 cm
[84] p. : il
600 ex.
ISBN : 9783037640425
French edition. (softcover) 84 pages (45 b/w ill.)
This publication functions as a palimpsest: constructed on the reprint of the first French translation of Brian O’Doherty’s influential book Inside the White Cube (published by JRP Ringier in the series Lectures Maison Rouge), it superimposes reproductions and commentaries of Yann Sérandour’s work.
Title: Yann Sérandour. Inside the White Cube
Subtitle: Overprinted Edition (English) / Édition palimpseste (French)
Publisher : JRP|Ringier, Zurich
Published as part of the series Christoph Keller Editions
Editors: Yann Sérandour, Jérôme Saint-Loubert Bié
Descriptions of works by Yann Sérandour, design and introductory text by Jérôme Saint-Loubert Bié.
Size: 26,7 x 26,7 cm [10 1/2 x 10 1/2 in]
Number of pages: 84 pages + cover
Printing offset : one run of black, overprinted with white ink + one spot colour
Softcover
English edition overprinted in green (see pictures) and French edition overprinted in violet
Number of copies: 600 (English) + 400 (French)
Was awarded the prize “The Most Beautiful Swiss Books 2009”
O livro Inside the White Cube, do artista suíço Yann Sérandour é literalmente um palimpsesto, em que reproduções e comentários sobre a obra do artista são sobrepostos à reimpressão da primeira tradução francesa do influente livro de Brian O’Doherty. Com o subtítulo “Overprinted Edition” em inglês, e “Edition Palimpseste” em francês, o livro foi publicado simultaneamente em dois idiomas. Sobre as páginas impressas em offset na cor preta, foi realizada a sobreimpressão de um quadrado branco (um trocadilho com o título), sobreposto com textos e imagens em verde. O processo de sobreimpressão modifica a cor que foi impressa primeiro, as camadas de tinta são evidentes, de modo que é possivel ler simultaneamente os textos que estão em diferentes camadas, como nos antigos manuscritos raspados em que o texto antigo permanecia visível. Cada página do livro de Sérandour corresponde a uma seção de uma folha em que foram impressas quatro páginas da edição francesa do livro de O’Doherty. O formato da publicação se baseia na revista Artforum, onde o ensaio de O’Doherty foi publicado pela primeira vez (a capa da referida edição da revista aparece como imagem de fundo na capa deste livro), e o quadrado em branco que aparece na capa e em todas as páginas tem o mesmo tamanho da primeira edição em livro desse texto. Concebido em colaboração com Jérôme Saint-Loubert Bié, o livro apresenta uma seleção de projetos de Yann Sérandour que derivam de outros livros e outros autores, ou seja, obras que têm a apropriação como tema ou como método de trabalho. O layout, incluindo os tipos Méridien desenhados pelo tipógrafo Adrian Frutiger e usados no título e no subtítulo, cita diretamente o design de Jack Stauffacher para a primeira edição do livro Inside the White Cube.