Gramboy (pseudônimo de Josimar Freire, Juiz de Fora/MG, 1980)
Grave#0
14,8 cm x 15 cm
Impressão em serigrafia + interferências com aguada de nanquim
100 ex. numerados e assinados
[Vitória], 2014 / 2015
O livro é um desdobrável/destacável que reúne oito trabalhos impressos em serigrafia, divididos em 2 folhas A3; com interferências em nanquim e a opção de destaque para cada desenho.
“Grave” se refere à interpretação e proximidade com o tema, o qual é esclarecido com as frequências de som, situações sociais e meios de gravação sobre papel e outras matrizes.
O estímulo para a criação se inicia com a elaboração de um estudo de composição e seu desenvolvimento em todas essas circunstâncias durante o processo para finalização de cada trabalho.
A expressão gráfica carregada de linhas contínuas e alteradas durante o movimento, se assimila com a interpretação e a resposta visual que o trabalho proporciona, estabelecendo assim, uma ligação direta sobre o tema.
” O livro apresenta uma seleção de 11 desenhos produzidos no ano passado, em nanquim sobre papel.
Elaborado o projeto de diagramação do livro e a reunião dos desenhos optei por imprimir de maneira mais limitada e sofisticada pelo processo de serigrafia, impresso sobre papel canson fine face de 200 gramas, na dimensão de 210x841mm que possibilita a visualização página por página e a partir do movimento das dobraduras, o livro também é visualizado de forma completa com uma perspectiva de gravura pelo tamanho e reunião dos desenhos, se adequando também como obra de caráter expositivo.
Todos os papéis passaram por processo único de texturização com tinta acrílica e nanquim diluídos complementando um fundo para as imagens que foram impressas, mostrando a unidade e o diferencial de cada papel, dobradura e impressão dos livros”.
[- fonte]