A partir de hoje, 1 de julho, o Centro Cultural UFMG apresenta, na Grande Galeria, trabalhos de alunos do curso de Artes Visuais que se formam neste semestre nas habilitações artes gráficas, cinema de animação, escultura, gravura, licenciatura e pintura.
A exposição Formandos 2011/1 tem obras que se relacionam a todas as áreas, com o intuito, segundo a coordenação, de “embaralhar as especializações e acompanhar o caráter multidisciplinar da arte contemporânea”. Alguns trabalhos misturam desenho e animação ou pintura e fotografia.
Na abertura, às 19h, o Centro Cultural será palco de três performances envolvendo escultura, desenho e pintura. Numa delas, o aluno executará um quadro ao vivo. O registro das apresentações também será usado como material da mostra.
Exposição Deriva
Neste sábado, 2 de julho, às 10h, será aberta a terceira exposição Deriva, que poderá ser visitada até 31 deste mês.
A mostra anual reúne obras de alunos da disciplina Artes Visuais no Brasil I, ministrada pelo professor Marcus Hill, da Escola de Belas-Artes da UFMG. As obras serão expostas nas salas Ana Horta e Celso Renato, das 10h às 21h, com entrada gratuita.
Os trabalhos apresentados contemplam as diversas modalidades de artes visuais, entre as quais fotografia, artes gráficas, escultura, pintura, gravuras e arte-educação.
Segundo os organizadores, a escolha do nome deve-se ao fato de a palavra deriva sugerir duas interpretações. A princípio, o termo desvela a relação de algo com sua raiz, com sua origem. Outro sentido possível é o de estar à mercê de uma corrente. O objetivo é mostrar a técnica dos estudantes e também oferecer a eles experiência com o mercado e com exposições de arte, o que inclui a observação e a crítica de seus trabalhos.
O Centro Cultural fica na avenida Santos Dumont, 174, Centro de Belo Horizonte. Informações pelo telefone 3409-8291 ou no site da mostra: