Quem compareceu ao mezanino da Reitoria da UFMG, na manhã desta segunda-feira (17), pôde participar do primeiro ‘embarque’ em “Uma viagem interplanetária pelo Sistema de Bibliotecas”, exposição que conta, de maneira metafórica, a história das 25 bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais.
Tendo como referência o Sistema Solar, composto por uma variedade de planetas e outros corpos celestes peculiares que orbitam o Sol, o Sistema de Bibliotecas da UFMG foi representado metaforicamente como um conjunto de ‘planetas do saber’ interconectados que orbitam a Biblioteca Universitária. Textos, depoimentos, fotografias e objetos sobre a história desses ‘planetas’ são envoltos na narrativa metafórica da exposição e resgatam o fio da memória do Sistema que os conecta.
Na abertura da mostra, Wellington Marçal de Carvalho, diretor da Biblioteca Universitária (BU), Carla Pedrosa, jornalista da BU, e Marcelo Borges, professor da Escola de Belas Artes, ressaltaram a importância do trabalho em equipe para viabilizar a exposição.
No que se refere à Biblioteca da Escola de Belas Artes – EBA, foram expostos os slides (diapositivos), que fizeram parte de seu acervo. Estes slides foram amplamente utilizados por professores e alunos durante as três últimas décadas do século XX. Atualmente pouco utilizados, foram gradualmente substituídos por outras tecnologias (powerpoint, etc). Todavia, a falta de fidelidade de cores (percebida ou imaginada) na mídia digital fizeram dos slides um formato único e diferenciado. Por essas razões os slides ainda são usados por artistas que submetem suas obras a concursos, em exibições individuais e em escolas de arte devido a toda sua singularidade, que, inclusive, marcou uma época. Abaixo, imagens do acervo de slides da biblioteca da EBA :
Estiveram presentes na solenidade, a vice-reitora Sandra Regina Goulart Almeida; Benigna Maria de Oliveira, pró-reitora de extensão; Anália Gandini Pontelo, vice-diretora da Biblioteca Universitária; todos os integrantes do grupo responsável pela curadoria e expografia; bibliotecários da UFMG; servidores e alunos da Universidade, além de participantes da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que visitavam o prédio da Reitoria.
A exposição “Uma viagem interplanetária pelo Sistema de Bibliotecas” está em cartaz até o dia 8 de setembro e pode ser visitada no mezanino da Reitoria da UFMG, de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h.