Será aberta nesta segunda-feira, dia 13, às 15h, no mezanino do prédio da Reitoria, a exposição Diversidades Convergidas, que reúne a produção de professores e alunos da Escola de Belas-Artes (EBA). As pinturas, gravuras, esculturas, fotografias e instalações podem ser visitadas nos dias úteis, das 9h às 18h, até 1º de julho.
A exposição marca a reabertura da Galeria da EBA que agora passa a funcionar no mezanino da Reitoria. Com a curadoria de Eliana Ambrosio, Vlad Eugen Poenaru e Randerson Magalhães Fantoni, contará com obras de professores da Escola e de sete alunos premiados na mostra anual promovida pela Escola.
De acordo com os organizadores, os artistas tratam de temas recorrentes na existência humana. Alguns se harmonizam com o ambiente, seus ritmos e formas, para buscar um lugar e sentido no mundo, desvelar indagações sobre a própria identidade e psiquismo humano ou simplesmente resgatar um patrimônio. Todos unidos pelo tema da memória.
Segundo Randerson Fantoni, funcionário do Centro de Extensão da Escola de Belas-Artes, o mezanino da Reitoria oferece mais espaço para as exposições do que o antigo espaço no prédio da EBA. A antiga galeria transformou-se em sala para fazer frente ao aumento do número de alunos provocado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
A previsão é de que a Galeria da EBA funcione no mezanino da Reitoria pelo menos até o final de 2012. De acordo com Fantoni, existe a possibilidade de abertura de edital para que artistas não vinculados à UFMG possam apresentar seus trabalhos no espaço. O Cenex da EBA é responsável pela organização das exposições.
Artigo disponível em: http://www.ufmg.br/online/arquivos/2011/06/para_2_ok_galeria_de_arte_da_e.shtml