Leventi começou a criar esta série em 2007 e o primeiro nome da lista foi o Ateneu Romeno, em Bucareste, Romênia. O fotógrafo estava documentando a história da sua família no país e recebeu autorização para fotografar a casa vazia – foi “inspiradora, com tantos detalhes ornamentais. Estando sozinho dentro de uma sala enorme, havia um poder que emanava do espaço”.
Leventi nunca mais parou. E a verdade é que também nós podemos imaginar o que guardam as paredes de cada uma destas majestosas salas. O fotógrafo usa uma câmera 8×10 Arca-Swiss, captando a maior parte das imagens bem no centro do palco, observando a casa da perspetiva de um ator. Para iluminar as imagens, Leventi utiliza apenas os lustres existentes nas casas.
Romanian Athenaeum, Bucareste, Romênia, 2007
Metropolitan Opera, Nova York, Estados Unidos, 2008
Hungarian State Opera House, Budapeste, Hungria, 2008
Teatro La Fenice, Veneza, Itália, 2008
Teatro di San Carlo, Nápoles, Itália, 2009
Drottningholm Palace Theatre, Estocolmo, Suécia, 2008
Oslo Opera House, Oslo, Noruega, 2008
Opéra de Monte Carlo, Mónaco
Palais Garnier, Paris, 2009
todas as imagens @ David Leventi. Acesse http://www.davidleventi.com
Créditos: Portal Hypeneness
Interessado pela fotografia de grandes dimensões, o fotógrafo David Leventi encontrou um lugar perfeito para fazer crescer esse amor: as casas de ópera. Imponentes, monumentais, ainda pra mais vazias, elas contêm uma magia que nos faz sentir parte do espetáculo. A série Opera contém algumas das mais famosas casas do mundo.