Prêmio Orlando Senna ao Curta-metragem

PRORROGADO (Capa para Facebook).png

Atenção comunidade Forcine!

O Edital para o Prêmio Orlando Senna ao Curta-metragem está com as inscrições abertas até o dia 16 de julho de 2024. Últimos dias para participar!

Realizado pela parceria entre a Universidade Federal de Pelotas, a Fundação Delfim Mendes Silveira, o Forcine e o Ministério da Cultura (MINC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), a chamada pública premiará 10 filmes de curta-metragem produzidos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCCs) de cursos de graduação de audiovisual, cinema, animação, artes digitais, rádio e TV, comunicação social e propaganda.

O objetivo é reconhecer a contribuição da produção universitária ao cinema brasileiro, além de estimular o desenvolvimento de novos talentos, incentivando suas carreiras profissionais e a composição de catálogo de obras audiovisuais universitárias para uso pedagógico.

O valor do edital é de R$ 140 mil. Serão premiadas duas obras por região do país, considerando a região do curso, totalizando 10 títulos. Cada curta selecionado terá direito a um prêmio de R$ 14 mil.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelas diretorias ou coordenações dos cursos de graduação de audiovisual, cinema, rádio e TV, comunicação social e publicidade e propaganda, por meio de formulário eletrônico disponível no Edital.

Podem ser inscritos até dois curtas-metragens que sejam resultado de TCC de curso de Instituição de Ensino Superior (IES), produzidos ao longo dos anos de existência do curso. No caso de envio de mais de duas obras, serão consideradas apenas as duas últimas obras inscritas.

O regulamento continua acessível através do link.

A premiação presta homenagem ao cineasta, roteirista e jornalista baiano Orlando Senna, cuja influência e legado são fundamentais para o desenvolvimento do audiovisual brasileiro. Em parceria com Jorge Bodanzky, ele dirigiu Iracema, uma Transa Amazônica e assinou roteiros de filmes como O Rei da Noite e Ópera do Malandro. Orlando foi ainda um dos fundadores e dirigentes da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños e ocupou o cargo de Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura de 2003 a 2007. Também criou e dirigiu o Curso de Dramaturgia Audiovisual e Roteiro do Centro de Capacitação Cinematográfica do México (1994). Em 2007, assumiu a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que gere a TV Brasil e, em seguida, entre 2008 e 2015, presidiu a Tal – Televisión América Latina, rede de comunicação cooperativa entre canais educativos, produtores independentes e instituições culturais de toda a América Latina.