Trajetórias/Percursos de Integralização

O curso está programado para ser integralizado no mínimo em 9 (nove) e no máximo em 15 (quinze) semestres. O Bacharelado tem uma carga horária total de 2700 horas, perfazendo 180 créditos. O curso permite ao aluno integralizar os créditos de acordo com uma matriz em que os três percursos (Cinema de Animação, Artes Digitais ou Cinema de Animação e Artes Digitais) são conjugados à formação complementar aberta, pré-estabelecida ou livre, ampliando as possibilidades de formação, como indicado a seguir. Em cada um dos percursos indicados, o número de horas dedicadas a atividades obrigatórias, optativas e eletivas varia, de acordo com a opção de formação.

De maneira resumida, a distribuição, de acordo com os percursos, é a seguinte:

Percurso 01: Bacharelado – Cinema de Animação com formação complementar aberta e formação livre:
• 2040 horas, ou 136 créditos, de disciplinas obrigatórias;
• 180 horas, ou 12 créditos, de disciplinas optativas;
• 360 horas, ou 24 créditos, de disciplinas de formação complementar aberta
• 120 horas, ou 8 créditos de disciplinas de formação livre.

Percurso 02: Bacharelado – Artes Digitais com formação complementar aberta e formação livre:
• 2130 horas, ou 142 créditos, de disciplinas obrigatórias;
• 90 horas, ou 06 créditos, de disciplinas optativas;
• 360 horas, ou 24 créditos, de disciplinas de formação complementar aberta;
• 120 horas, ou 8 créditos de disciplinas de formação livre.

Percurso 03: Bacharelado – Cinema de Animação e Artes Digitais com formação complementar aberta e formação livre:
• 1215 horas, ou 81 créditos, de disciplinas obrigatórias;
• 1005 horas, ou 67 créditos, de disciplinas optativas;
• 360 horas, ou 24 créditos, de disciplinas de formação complementar aberta
• 120 horas, ou 8 créditos de disciplinas de formação livre.

Percurso 04: Bacharelado – Cinema de Animação com formação complementar preestabelecida em Jogos e formação livre:
• 2040 horas, ou 136 créditos, de disciplinas obrigatórias;
• 180 horas, ou 12 créditos, de disciplinas optativas;
• 360 horas, ou 24 créditos, de disciplinas de formação preestabelecida;
• 120 horas, ou 8 créditos de disciplinas de formação livre.

Percurso 05: Bacharelado – Artes Digitais com formação complementar pré-estabelecida em Jogos e formação livre:
• 2130 horas, ou 142 créditos, de disciplinas obrigatórias;
• 90 horas, ou 06 créditos, de disciplinas optativas;
• 360 horas, ou 24 créditos, de disciplinas de formação preestabelecida;
• 120 horas, ou 8 créditos de disciplinas de formação livre.

Percurso 06: Bacharelado – Cinema de Animação e Artes Digitais com formação complementar pré-estabelecida em Jogos e formação livre
• 1215 horas, ou 81 créditos, de disciplinas obrigatórias;
• 1005 horas, ou 67 créditos, de disciplinas optativas;
• 360 horas, ou 24 créditos, de disciplinas de formação preestabelecida;
• 120 horas, ou 8 créditos de disciplinas de formação livre.

Percurso 07: Bacharelado – Cinema de Animação com formação livre:
• 2040 horas, ou 136 créditos, de disciplinas obrigatórias;
• 615 horas, ou 41 créditos, de disciplinas optativas
• 45 horas, ou 03 créditos de disciplinas de formação livre.

Percurso 08: Bacharelado – Artes Digitais com formação livre:
• 2130 horas, ou 142 créditos, de disciplinas obrigatórias;
• 525 horas, ou 35 créditos, de disciplinas optativas;
• 45 horas, ou 03 créditos de disciplinas de formação livre.

Percurso 09: Bacharelado – Cinema de Animação e Artes Digitais com formação livre:
• 1215 horas, ou 81 créditos, de disciplinas obrigatórias;
• 1440 horas, ou 96 créditos, de disciplinas optativas:
• 45 horas, ou 03 créditos de disciplinas de formação livre.

 

O curso de Cinema de Animação e Artes Digitais possuí uma Resolução Percursos CAAD, todos os alunos do curso estão restritos a ela para atendimento de suas solicitações de percurso.

O aluno deve matricular-se em 12 créditos por semestre, no mínimo, em qualquer um dos percursos escolhidos. Na integralização de créditos, além das disciplinas, módulos e do TCC,
serão consideradas outras atividades de ensino, pesquisa e extensão organizadas nas seguintes categorias: atividades de laboratório; Cineclube UFMG; workshops e oficinas; festivais e exposições, grupos de pesquisa; laboratórios de produção; eventos acadêmicos; estágio, grupos de estudo; projetos de pesquisa e de extensão. O curso também oferece um leque diversificado de disciplinas optativas: em formato de tópicos que abrangem três amplas áreas envolvidas no curso: o Cinema, a Animação e as Artes Digitais, além de Tópicos Interdisciplinares em Arte e Cultura (disciplinas que contém alunos de cursos diferenciados), e por fim, Fundamentos em LIBRAS.