Matriz Curricular

A concepção geral do curso está fundamentada em uma estrutura curricular dinâmica, consoante com a rapidez dos desenvolvimentos de novas linguagens multimidiáticas e com as novas formas de expressão do Cinema de Animação e das Artes Digitais. Para tanto, as diretrizes e estratégias foram concebidas para garantir à estrutura curricular grande capacidade de adaptação à velocidade de mudanças de ordem teórica e prática, advindas das formas emergentes de expressão estética, criadas principalmente em função das possibilidades geradas pelas tecnologias digitais. Além disso, de acordo com as Diretrizes para a Flexibilização Curricular da UFMG, aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em 2001, os currículos dos cursos de graduação têm por base a flexibilidade, a diversidade, o dinamismo do conhecimento, da ciência e da prática profissional. Além disso, o Plano de Desenvolvimento Institucional estabelece que os cursos devem contemplar, no seu currículo, um núcleo de formação específica, uma formação complementar e um conjunto de atividades livres.

  1. Núcleo de Formação Específica (NFE): constituído por duas bases de conhecimentos o Cinema de Animação e as Artes Digitais. No que se refere à integralização das atividades optativas, essas podem ser organizadas a partir de diversas possibilidades formativas conforme proposto pelo estudante. Em Junho de 2016 o colegiado do curso definiu em resolução a forma de alteração de Percursos Curriculares para os alunos do CAAD, limitando ao número de 10 vagas por turma para a escolha de exclusividade de conhecimento em apenas uma das linhas do NFE. Desta forma, a maioria dos alunos recebem formação multidisciplinar nas duas bases de conhecimento.
  2. Formação Complementar (FC): integra um conjunto de conhecimentos conexos de um determinado campo profissional. Baseia-se na possibilidade de escolha de uma complementação da formação específica, mediante aquisição de saberes em áreas afins, cujos conteúdos apresentem conexão com o NFE. Pode estar organizada de duas formas: Formação Complementar Preestabelecida ou Formação Complementar Aberta. A Formação Preestabelecida implica a oferta de atividades de áreas do conhecimento conexo, definidas pelo Colegiado do Curso, constituída por atividades acadêmicas ofertadas pelos demais cursos da Universidade. A Formação Aberta, com base nas atividades acadêmicas, parte de proposição do aluno, sob orientação docente, condicionada à autorização do Colegiado. A integralização das atividades dessa formação possibilita a obtenção de um certificado. A obtenção do referido certificado está condicionada a conclusão do curso. No caso de opção por um percurso de Formação Complementar, a integralização curricular ocorre na forma de bacharelado/licenciatura com Formação Complementar na área escolhida pelo estudante, seja essa pré-estabelecida ou aberta. Quando o estudante opta por essa forma, esta ocorre de maneira concomitante com as atividades do Núcleo de Formação Específica.
  3. Formação Livre: integra um conjunto de atividades acadêmicas de qualquer campo do conhecimento. Possibilita ampliar a formação a partir do interesse individual do estudante, podendo ser integralizada entre as diversas atividades curriculares da Universidade. Porém, é de natureza obrigatória para a integralização do currículo.

As opções de trajetórias a serem integralizadas pelo estudante são orientadas por um docente/tutor, com base no perfil de formação do egresso previsto no PPC, condicionadas à aprovação do Colegiado do Curso.

Os 9 (nove) percursos do curso são então estabelecidos a partir de uma formação conjunta

  1. NFE (Cinema de Animação) + FCA (Formação Complementar Aberta) + FL (Formação Livre): Percurso 01;
  2. NFE (Artes Digitais) + FCA (Formação Complementar Aberta) + FL (Formação Livre): Percurso 02;
  3. NFE (Cinema de Animação e Artes Digitais) + FCA (Formação Complementar Aberta) + FL (Formação Livre): Percurso 03;
  4. NFE (Cinema de Animação) + FCA (Formação Complementar em Jogos) + FL (Formação Livre): Percurso 04;
  5. NFE (Artes Digitais) + FCA (Formação Complementar em Jogos) + FL (Formação Livre): Percurso 05;
  6. NFE (Cinema de Animação e Artes Digitais) + FCA (Formação Complementar em Jogos) + FL (Formação Livre): Percurso 06;
  7. NFE (Cinema de Animação) + FL (Formação Livre): Percurso 07;
  8. NFE (Artes Digitais) + FL (Formação Livre): Percurso 08;
  9. NFE (Cinema de Animação e Artes Digitais) + FL (Formação Livre): Percurso 09 (percurso de entrada de todos os calouros);

Além dos percursos atuais, o aluno poderá incluir uma Formação Avançada, com disciplinas oferecidas pela Pós-Graduação e também uma formação transversal oferecida pela UFMG;