O mercado de trabalho

O Curso tem um perfil aberto que permite aos alunos atuarem em diversos campos do conhecimento. O Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais (CAAD) busca alunos com interesse na área de produção estética ligada a imagens em movimento, performances artísticas visuais e sonoras, e a composição como linguagem expressiva usando câmeras, softwares e programação. Existe também uma formação complementar específica em Jogos, com algumas disciplinas em parceria com o curso de Ciência da Computação.

O campo profissional do aluno CAAD é:
  • Animação autoral;
  • Audiovisual para visualização científica;
  • Cinema de arte e de entretenimento;
  • Design artístico de websites;
  • Design artístico de apresentações multimídia;
  • Efeitos visuais para imagens em movimento;
  • Vídeo e áudio performance;
  • Vídeo instalações com intervenções em tempo real;
  • Instalações interativas (arte, entretenimento, comunicação e educação);
  • Games (ligados a áreas de arte, entretenimento, comunicação e educação);
  • Produção de conteúdo audiovisual, interativo ou não, para fins pedagógicos e de entretenimento para museus e institutos culturais diversos;

A produção desse tipo de conteúdo possuí demandas relativizadas no mercado, os profissionais geralmente trabalham de forma autônoma ou em pequenas agências de produção de conteúdo audiovisual, gráfico e interativo.

Os formandos estão trabalhando em diversas áreas desde a produção, gerenciamento e distribuição de conteúdo audiovisual, para Televisão como também na produção de mídia interativa e como ilustradores. Como o mercado flutua entre a demanda de imagens autorais a criação encomendada, os formandos devem buscar diversidade em sua produção.

No campo de atuação do CAAD, as oportunidades se concentram em grandes cidades, onde há solicitação de produção de conteúdo audiovisual para eventos, para empresas e também para galerias e mostras de cinema e vídeo.

Existe uma perspectiva futura na geração de imagens construídas a partir de dados das redes, a leitura de grandes volumes de dados, a chamada big data reflete diretamente na capacidade de geração de imagens capazes de absorver dados e transformá-los em informação audiovisual. Para o artista/ilustrador/design gráfico ou designer de interação é fundamental o conhecimento tanto nas artes, na imagem em movimento, bem como na programação e leitura de dados. O CAAD pode fornecer o conhecimento necessário para essa atuação.

Estão sempre surgindo novas áreas de atuação para o CAAD, pois é um mercado dinâmico, hoje há demandas de jogos de entretenimento promocionais, VJ performances, animações científicas e educativas, enfim a gama de atuação é bastante diversificada.

O curso foi atualizado em 2017, e deve passar por nova atualização daqui a dois anos.  Possui TCC teórico/científico e Ateliês de Produção em Artes Digitais e Animação, bem como disciplinas de produção em jogos. O estágio não é obrigatório, mas se o aluno fizer estágio terá créditos contabilizados em sua formação curricular. Também são valorizados como horas de estudos trabalhos dos alunos produzidos para eventos e exposições e trabalhos de extensão e monitoria universitária.