Programação do Olhar de Cinema

Olá, colegas! Segue a sugestão de pauta para a próxima semana, dia 15/06, na programação do Olhar de Cinema.

Ao final do release, temos sugestão de legenda das fotos (anexo).

Fico disponível para mais informações e agendamento de entrevistas.

Abraço,

Lídia Ferreira – (41) 98869-2440-  Curitiba (PR)

Jornalista (MBT / AM 0398)

Herzog, Candeias e De Palma: diretores são tema de debate no Olhar de Cinema

1. Autores da Coleção Escrever o Cinema  _Credito Divulgação.JPG
Brian De Palma,Ozualdo Candeias e Werner Herzog (da esqueda para direita).jpg

Os diretores Brian De Palma,Ozualdo Candeias e Werner Herzog serão tema do Seminário de Cinema de Curitiba (da esquerda para direita).

Com entrada gratuita, autores da Coleção Escrever o Cinema, que realizaram pesquisas sobre Werner Herzog, Ozualdo Candeias e Brian De Palma, discutem possibilidades de análises fílmicas e teóricas acerca do estilo cinematográfico neste sábado, dia 15, no Cine Passeio

As possibilidades de análises fílmicas e teóricas acerca do estilo cinematográfico dos cineastas Werner Herzog, Ozualdo Candeias e Brian De Palma são discutidas na mesa de debates do Seminário de Cinema de Curitiba, atividade integrante do Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba. Com entrada gratuita, a atividade será neste sábado (15 de junho), às 14h no Cine Passeio (Rua Riachuelo, Centro). Haverá exibição gratuita pelo Youtube, no canal do evento.  

Commediação do jornalista e crítico de cinema Marcelo Miranda, a mesa de debate terá como convidados três autores da Coleção Escrever o Cinema, que realizaram pesquisas acadêmicas sobre os cineastas que serão tema do seminário. Entre eles estão Jéssica Frazão, autora de “A verdade extática no cinema documentário de Werner Herzog”; Sissi Valente, autora de “O cinema disruptivo de Ozualdo Candeias: Morte, desengano e marginalidade”; e Wellington Sari que assina a autoria de “Brian De Palma / a opacidade mascarada”.

Os três volumes são os mais recentes lançamentos da Coleção Escrever o Cinema que expande para a página dos livros o ato de fazer cinema, trocando a lente pela letra, substituindo o roteiro pela reflexão. Nos volumes da coleção, pesquisadoras e pesquisadores ligados à universidade lançam luz sobre aspectos teóricos, históricos e críticos de diferentes obras da cinematografia mundial, em diálogo com outros campos do conhecimento, mas sempre retornando para os filmes em si. As novas publicações têm edição e coordenação editorial assinada pelo professor de cinema da Unespar, Alexandre Rafael Garcia, e conta com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da EBANX, e apoio do Estúdio Tijucas.

A coletânea conta com uma rede de distribuição gratuita dos volumes exclusivamente para instituições de ensino e culturais. Para os demais públicos, os livros são vendidos em parceria com livrarias independentes, entre elas estão Itiban Comic Shop em Curitiba, Blooks Livraria no Rio de Janeiro, Livraria do Belas em Belo Horizonte, e Cirkula em Porto Alegre. A venda on-line ocorre também por meio dos parceiros citados. Outras informações estão disponíveis em https://linktr.ee/aquadroedicoes.

Serviço:

Seminário de Cinema de Curitiba – Mesa Escrever o Cinema

Quando: Sábado, 15 de junho, às 14h

Onde: Cine Passeio – R. Riachuelo, 410 – Centro

Quanto: Gratuito.

Autores e publicações

“A verdade extática no cinema documentário de Werner Herzog”, de Jéssica Frazão.

Sinopse: A pesquisa que gerou o livro investiga o conceito no qual o diretor problematiza o tema da verdade, compreendido como uma condição decorrente do êxtase, no sentido de “ir para fora de si mesmo”. A autora Jéssica Frazão parte do estudo da cultura alemã, passa pelo contexto do cinema moderno e desemboca na definição de uma mise en scène herzoguiana, que explora a relação homem/natureza como possibilidade de alcançar a verdade fílmica.

Autora: Pesquisadora e professora do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade da Região de Joinville (Univille), Jéssica Frazão é Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ela também é integrante dos grupos de pesquisa História da Experimentação no Cinema e na Crítica (ECA-USP) e Humanitas – Núcleo de pesquisa em Epistemologias, Práticas e Saberes Interdisciplinares (UFSC).

 “O cinema disruptivo de Ozualdo Candeias: Morte, desengano e marginalidade”, de Sissi Valente.

Sinopse: O livro analisa as construções narrativas e estilísticas dos filmes A margem (1967) e Aopção ou as rosas da estrada (1981), estabelecendo pontes entre as obras e a realidade social brasileira das duas décadas. Num diálogo entre o cinema e o real, a autora problematiza a ideia de marginalidade em diferentes nuances – imagética, cultural, social e existencial –, com foco na condição marginal de personagens e indivíduos apartados da sociedade.

Autora: Pesquisadora em cinema e audiovisual, além de autora e editora de materiais didáticos em História e Artes Visuais, Sissi Valente é doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestra pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professora universitária na UFPR e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

“Brian De Palma / a opacidade mascarada”, de Wellington Sari.

Sinopse: O livro lida com duplos, perucas, vigias, cópias, premonições, Alfred Hitchcock, maneirismo, giallo, Dario Argento. O livro investiga como o cinema de Brian De Palma comenta, implode e estuda imagens anteriores. Passando por diversas obras da carreira do cineasta norte-americano e sobrepondo-as com filmes de Argento e giallis diversos, o texto lança luz sobre os truques depalmianos, que escondem por trás da máscara narrativa a feia careta da verdade: a imagem mente.

Autor: Cineasta / pesquisador / professor. É mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha Arte, Memória e Narrativa. É um dos fundadores da produtora de cinema O Quadro. Atua, também, como diretor do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro.

Coleção Escrever Cinema: 11 títulos

Lançada em 2021, a Coleção Escrever Cinema chega a 2024 com 11 volumes, dos quais três são lançamentos. Os outros títulos são “A Aventura: notas sobre o estilo de Michelangelo Antonioni”, escrito por Juliana Rodrigues Pereira; “Contos Morais e o cinema de Éric Rohmer”, escrito por Alexandre Rafael Garcia “Documentário: Filmes para salas de cinema com janelas”, escrito por Eduardo Baggio;  “Paulo Emílio na emergência do Cinema Novo: Diálogos com David Neves e Glauber Rocha”, de Pedro Plaza Pinto; “Ficção especulativa no cinema negro brasileiro: A estética afrofuturista em curtas-metragens”, de Kariny Martins; “O nacional nos cinemas brasileiro e argentino, 1995 a 2002″, de Eduardo Dias Fonseca; “Eugène Green e a Hipótese do Cinema Descortinado” e “A representação do milagre no cinema: iconografia, idolatria e crença”, escrito por Pedro Faissol;  ambos do autor Pedro Faissol.

 FOTOS: CRÉDITO DIVULGAÇÃO/O QUADRO

FOTO 1 E 2:  Os autores da Coleção Escrever o Cinema Jéssica Frazão, Wellington Sari e Sissi Valente 

FOTO 4: Jéssica Frazão está lançando o livro “A verdade extática no cinema documentário de Werner Herzog”

FOTO 5:   Sissi Valente é autora de “O cinema disruptivo de Ozualdo Candeias: Morte, desengano e marginalidade”

FOTO 6: “Brian De Palma / a opacidade mascarada” é o novo livro de Wellington Sari. —

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Lídia Ferreira – Jornalista (MBT / AM 0398)

(92)99936-5438 – Manaus (AM) / (41) 98869-2440-  Curitiba (PR)

Naiá Projetos – Comunicação e Audiovisual