Como se faz um deserto

tumblr_n235jvqE271t58jodo1_400

Marina Camargo
Como se faz um deserto
Porto Alegre, 2013
21 x 27 cm.
120 p.
ISBN : 9788591661305

gfff.jpg

O livro Como se faz um deserto é o mais recente projeto de Marina Camargo. Com o apoio da Bolsa de Incentivo à Produção em Artes Visuais 2013, da Funarte, a artista viajou pelo sertão do Brasil – viagem que delineou o que viria a ser o livro que é fruto deste projeto.

Marina Camargo pesquisa as definições dessa região do Brasil pontuando a documentação desta pesquisa com fotografias e textos que produziu durante e após a viagem pelos sertões. Entre outros textos, também fazem parte do livro ensaios dos autores Janaína AmadoGonçalo M. Tavares e a pesquisa deÂngela Ferreira, Yuri Simonini e George Dantas.

Como se faz um deserto é a exposição desta investigação em uma sequência de textos e imagens, onde o diálogo com a curadora Cristiana Tejo (Recife) remonta as origens do projeto e do processo de trabalho, e o diálogo com o artista e designer Vitor Cesar (Fortaleza) desenha um discurso visual fundamental para o trabalho.

O tema da pesquisa gira em torno da busca por compreender o que definiria os sertões do Brasil, tanto em termos cartográficos (através da análise de mapas) quando em termos linguísticos e históricos, além de experiências de viagens pela região.

A origem do termo sertão já remonta a um Brasil de dentro, à toda região distante do litoral. Através dos textos, mapas e da vivência no sertão registrada em fotos e textos da autora, “Como se faz um deserto” torna-se um material relevante para se pensar os sertões, mas também a própria ideia de Brasil.

O “vazio” que os sertões representaram nos mapas do Brasil de séculos atrás assemelha-se a um vazio que remete à região dos pampas – ambas as regiões se definem por um certo isolamento, projetando outras maneiras compreender um Brasil profundo. (A região dos pampas já foi tema de outro projeto da artista, o “Tratado de Limites”, desenvolvido por Marina Camargo para a 8a Bienal do Mercosul em 2011).

https://comosefazumdeserto.tumblr.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *