Flavio de Carvalho
Experiência n°2: uma possível teoria e uma experiência
São Paulo, Nau, 2001
152 p.
brochura
14 x 21 x 1,2 cm
ISBN: 8585936444
Experiência n°2 é um contundente documento, no qual o autor descreve analiticamente e relata sua experiência diante de uma procissão.
A marcha religiosa entra em contraponto com o autor, que por sua vez, analisa as reações da multidão e descreve suas próprias sensações.
A experiência é noticiada nos jornais em 1931 e, alguns meses depois, lançada em livro, ironicamente dedicado a “S. Santidade e o Papa Pio XI e a S. Eminência Duarte Leopoldo”.
A princípio, Flávio de Carvalho relata o discurso de forma quase poética, tornando-se gradativamente mais ácido e irônico. Ele compara o cortejo religioso a uma parada militar. Nesse paralelo, é possível observar que a religião e o patriotismo funcionam de forma semelhante, sendo as duas coisas mais maleáveis que o homem possui. Ou seja, moldam Deus e a Pátria à sua semelhança.
Suas provocações e o ritmo das reações culminam no climax da história; a multidão explode irada: “Lincha! Pega! Mata!” e o autor se vê no perigo iminente de ser “caçado” pelos fiéis. Suas descrições são impressionantemente reais; o medo, a fuga, o desespero, a alienação.
O livro conta também com uma série de ilustrações do autor que registram plasticamente todo acontecimento.