Antonio Lizárraga, 1924-2009 (Buenos Aires, Argentina)
Haroldo de Campos, 1929-2003 (São Paulo, Brasil)
Anatomia do Gol
Massao Ohno / Timbre
São Paulo, 1985
22 x 30,5
portfolio, 12 folhas avulsas
Produção: Ruy Pereira
Projeto e arte final: Marcelo Tápia e Ruy Pereira
http://www.revistas.usp.br/
http://www.literaturanaarquibancada.com/
Lizárraga, torcedor fanático, fez uma homenagem ao futebol, uma obra baseada nas técnicas e táticas futebolísticas como “overlapping”, retranca aberta, triangulagem, pelas pontas, quadrado mágico, “WM”, ponta recuado e outros. “É claro que o futebol fica em segundo plano”, ele afirma. “A abordagem é estética, do ponto de vista plástico. No trabalho, peguei a simbologia e os signos do esporte. Eu adoro futebol, que é universal, um verdadeiro fenômeno.” FSP, 28/11/1985.
O livro foi lançado na abertura da exposição Lizárraga/Presente, dentro do projeto A Gráfica Contemporânea, no Espaço de Exposições Humberto Tecidos.
Obra adquirida com apoio da Fapemig, como parte do projeto de pesquisa Livros de Artista no Brasil
(…) Anatomia do Gol, um poema-código do artista plástico Antonio Lizárraga sobre um poema não-código de Haroldo de Campos. O livro “descreve” graficamente as diversas situações de uma partida de futebol, mas, pela dificuldade de sua “leitura”, dá a impressão de que os dois times poderiam jogar noventa dias, e não noventa minutos, para quem um deles fizesse pelo menos um gol (…)
Folha de São Paulo, 30 nov. 1985