A Moda e as Humanidades

 Tarcísio D’Almeida

Publicado no Jornal OTEMPO, Caderno Pandora, em 27/03/2011.

homem_vitruviano com roupaÉ possível pensar sobre a moda? Sim, sem sombra de dúvidas. E o desenvolvimento do pensamento humanístico já nos conferiu alguns exemplos ilustrativos e bastante emblemáticos que atestam tal afirmação. No percurso evolutivo da humanidade, pensadores advindos de diversos campos das humanidades, tais como história, ciências sociais (sociologia, antropologia), psicologia e semiótica, dentre outras, têm empregado seus olhares, análises rigorosas e reflexões ao objeto de estudo “moda” e como esta tem realizado seu percurso de expansão nas sociedades durante séculos. A essa lista, podemos acrescentar ainda as contribuições de intelectuais da filosofia (sobretudo com as abordagens da estética), autores da literatura e artes, o que complementa um olhar multidisciplinar sobre o fenômeno que ultrapassa a simples compreensão via vestuário.

A moda não é uma ciência, assim como a filosofia também não o é. Mas, com ela e a partir dela, podemos compreender quem somos, como agimos, por que tomamos determinadas decisões e adotamos algumas posturas no nosso cotidiano. O pensamento humanístico sobre moda tem suas origens entre o fim do século XIX e se expande no XX. É daquele período que temos as contribuições de nomes como os escritores Charles Baudelaire, Oscar Wilde e Stéphane Mallarmé, que, com seus romances e crônicas, observaram modas e costumes via literatura.
Já no início do século XX, a moda ganhou seu primeiro estudo com o sociólogo e filósofo Georg Simmel, que publicou, em 1904, o ensaio “Philosophie der Mode”. Ele foi sucedido pelo etnólogo Alfred L. Kroeber; o psicólogo J. C. Flügel; o linguista Edward Sapir; o sociólogo Quentin Bell; o semioticista Algirdas Greimas; a filósofa Gilda de Melo e Souza; o semiólogo Roland Barthes; os também sociólogos Herbert Blumer, René König, Pierre Bourdieu, Gilberto Freyre; e, mais recentemente, o filósofo Gilles Lipovetsky.

Cada um desses “scholars” imprimiu observações surpreendentes sobre o por que de pensar a moda sob diversos pontos de vista.

A grande riqueza que herdamos desse legado é poder, atualmente, em início do século XXI, mesclar as conquistas e contribuições das abordagens e reflexões deles para esboçarmos tentativas de compreender a Moda e toda sua complexidade no discurso tecnológico de início do século XXI. O que poderá, quem sabe daqui a algum tempo, podermos dizer que a moda é, além de um campo de estudo, uma ciência em si. Mas, para que isso ocorra, é preciso lembrar que, sem o pensamento humanístico, a moda, provavelmente, não sobreviria como forma estética e como reflexo das ações do homem.

Tarcisio D´Almeida é professor e pesquisador do curso Design de Moda da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG). tarcisiodalmeida@eba.ufmg.br. Ele divide este espaço com Susanna Kalhs e Jack Bianchi.

Exposição FLUXUS | BLACK&WHITE

Oi Futuro Belo Horizonte | Galeria 1
De 21 de novembro a 16 de dezembro

Curadoria: Francesca Azzi e Roberto Moreira dos S. Cruz

Com esta exposição, o Fluxus Festival volta seu escopo para um momento da história no qual o filme e o video foram explorados em campos experimentais de linguagens nada convencionais a estes meios. Fluxus | Black&White traz uma seleção de trabalhos pioneiros da vídeo-arte, todos em preto&branco, que retoma temas que margeiam a questão política, ética e estética. Apresenta uma dicotomia explícita entre as cores e posturas: de um lado, mulheres que desafiam seu tempo expondo sua expressividade feminina; e de outro, os homens que reafirmam seus domínios no amplo e eclético espaço das artes dos anos 1960 e 70. A mostra inclui filmes de artistas como Dennis Oppenheim (EUA), Takahiko Iimura (Japão), Martha Rosler (EUA) e Joan Jonas (EUA),  que inseridos no contexto das artes visuais contemporâneas de sua época, começam a migrar para a body-art e a arte conceitual, a vídeo-arte usando câmeras de formatos alternativos como o super-8, 16 mm e o portapack. Para compreender o desenvolvimento do audiovisual como uma forma de arte.

Oi Futuro Belo Horizonte
De 21 de novembro a 16 de dezembro | Galeria 1
De terça a sábado, das 11h às 21h; domingo, das 11h às 19h
Entrada franca | Classificação etária: Livre

Mostra de Cinema Brasileiro em Madri

Começou ontem, dia 15 de novembro de 2012, a VI Novocine Mostra de Cinema Brasileiro em Madri.

A programação da sexta edição do evento presta homenagem ao escritor Jorge Amado e ao compositor Antônio Carlos Jobim.

O festival é organizado pela embaixada brasileira e a Fundação Cultural Hispano Brasileira, uma instituição sem fins lucrativos qu objetiva fomentar e desenvolver o conhecimento da realidade brasileira na Espanha.

Acesse o site oficial da Mostra: http://www.novocine.es/

NOVO – Boletim digital da área de Conservação e Restauração

n.1, nov. 2012

Edifícios & Vestígios

[Clique na imagem para o acesso ao boletim]

INTERVENÇÕES é um boletim digital, de aparecimento irregular, que tem como objetivo divulgar algumas intervenções desenvolvidas no Instituto Politécnico de Tomar (em Portugal) no âmbito dos cursos de licenciatura e de mestrado em Conservação e Restauro e no âmbito de outras atividades, nomeadamente de prestação de serviços.

Cada número é dedicado a uma intervenção.

Para maiores informações, acesse: http://www.cr.estt.ipt.pt/i/i.html

Biblioteca Central recebe exposição de livros de artista

Amanhã, 30 de outubro, às 14h, será inaugurada a exposição O Mundo no Papel, na Biblioteca Central da UFMG, no campus Pampulha. A mostra reúne 135 livros de artista do acervo da Universidade e do acervo particular do professor e pesquisador da Escola de Belas Artes, Amir Brito Cadôr. As obras pertencentes a UFMG integram a única Coleção Especial de livros de artista no país a fazer parte de uma biblioteca universitária.

A visitação pode ser realizada até o dia 15 de dezembro, de segunda a sexta feira, das 9h às 17h. Duas vezes por semana, sempre as quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h horas, o espaço da exposição irá se transformar em um gabinete de leitura e uma parte dos livros poderá ser manuseada pelos visitantes.

A exposição, além de ter a curadoria do professor da Amir Brito, também faz parte da defesa de sua tese de doutorado que acontecerá no dia 6 de novembro, terça-feira às 14h, na Biblioteca Central, no campus Pampulha. Com o título Enciclopedismo em Livros de Artista: um manual de construção da Enciclopédia Visual, a tese aborda temas como a coleção, a arte da memória, a leitura, a apropriação e o uso de imagens em livros de artista.

Os livros de artista podem ser considerados suportes para a realização de trabalhos artísticos e veículos para a expressão de experiências de espaço, tempo e movimento, entre outros.

Alguns livros de artista foram doados por seus autores especificamente para esta exposição e serão incorporados ao acervo da UFMG ao término da mostra. Contribuíram com doações os artistas Alec Finlay, Colin Sackett, Mark Pawson (Inglaterra), Claudia Jaguaribe, Edith Derdyk, Fábio Morais, Marilá Dardot, Michel Zózimo, Wlademir Dias-Pino (Brasil), Eric Doeringer, Scott McCarney (Estados Unidos), Hubert Renard (França), Hans Aarsman (Holanda), Jesper Fabricius (Dinamarca), Kristan Horton e Klaus Scherübel (Canadá).

Exposição O Mundo no Papel
Abertura da exposição: 30/10/2012, terça-feira às 14 horas, Biblioteca Central, campus Pampulha.
Defesa da tese: 06/11/2012, terça-feira às 14 horas, Biblioteca Central, campus Pampulha.
Período de exposição: de 30/10 a 15/12/2012
Horário de visitação: 9h às 17 horas
Gabinete de leitura: 14h às 17 horas, quintas e sextas-feiras
Informações: colesp@bu.ufmg.br ou pelo telefone: 3409-4615
Site: http://colecaolivrodeartista.wordpress.com/

Livros de arte e correlatos no SciELO Books

A SciELO – Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como ‘ciência perdida’. O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.

A SciElo, além de periódicos científicos, disponibiza livros através da Rede SciELO Livros.

A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e telas de computador. Além do Portal SciELO Livros as obras serão acessíveis por meio dos buscadores da Web e serão publicados também por portais e serviços de referência internacional.

Esta redeA Rede SciELO Livros interopera e compartilha objetivos, recursos, metodologias e tecnologias com a Rede SciELO de periódicos científicos de modo a contribuir com o desenvolvimento da comunicação científica em ambos meios de publicação.

No site, é possível acessar a lista completa ordenada pelo título ou pelo autor. Ainda conta com motores de busca.

Segue abaixo livros encontrados na SciELO Livros pertinentes à Escola de Belas Artes da UFMG.

Dança na cultura digital / Ivani Santana

EDUFBA, 2006

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Resumo

É impossível pensar o ser humano contemporâneo se não imerso em um ambiente naturalmente híbrido: biológico e tecnológico em constante interação. É esse o convite que o trabalho de Ivani nos faz, observar o corpo dançando ao sabor da tecnologia, numa metáfora para essa relação. O título é um dos primeiros livros sobre o tema lançado pela Editora.

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Cultura negra em tempos pós-modernos / Marco Aurélio Luz. 3. ed.

EDUFBA, 2008

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Resumo
Reúne artigos e ensaios abordando o significado dos processos culturais das tradições africanas nas Américas, na atualidade.

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Design e ergonomia: aspectos tecnológicos / Organizadores Luis Carlos Paschoarelli e Marizilda dos Santos Menezes.

Editora UNESP, 2009

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Resumo

Nesta coletânea são apresentadas diferentes questões, métodos de abordagem e demandas para a aplicação da Ergonomia no Design. A evolução tecnológica observada nas últimas décadas proporcionou inúmeros benefícios para o aumento na qualidade de vida das pessoas, mas também resultou em vários problemas de interface tecnológica, os quais geram constrangimentos, acidentes, e frustração aos consumidores. Tais questões são analisadas no livro, no qual se destacam temas de grande atualidade, como por exemplo: o uso de equipamentos médico-hospitalares por indivíduos obesos e de cadeiras de rodas por indivíduos idosos; as avaliações ergonômicas de espaços e equipamentos escolares; as dificuldades de leitura em rótulos e bulas de embalagens; o uso de colete de proteção nas atividades policiais, de calçados femininos com salto alto ou da poltrona do motorista de ônibus urbano, entre outros. Os artigos relatam pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Design da UNESP, Campus Bauru, e ressaltam a importância da aplicação da ergonomia no design de produtos e sistemas, com a finalidade de se desenvolver tecnologias para melhorar a qualidade de vida humana.

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Design e planejamento: aspectos tecnológicos / Organizadores Luis Carlos Paschoarelli e Marizilda dos Santos Menezes.
Editora UNESP, 2009

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Resumo
Os trabalhos apresentados neste livro resultam da linha de pesquisa O Planejamento de Produto, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Design (PPGDesign) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP. Demonstram as muitas possibilidades dessa área, partindo dos novos conceitos de Design, muitas vezes chamado de Design Cultural, Design Étnico ou Design Vernacular. Tais designações se referem à produção cultural humana, independente da forma de produção (industrial ou manual) ou do estagio de avanço tecnológico em que se encontra o grupo étnico que o produz. Destacam-se na obra trabalhos sobre o Design Étnico, a Gestão de Design, a pratica profissional, as metodologias dos projetos, o Design de Moda, o Design de Superfície, e ainda as tecnologias computacionais e a arquitetura no design. Olhares diversos como esses permitem vislumbrar novos cenários e sujeitos, com a introdução de tecnologias inovadoras, novos materiais e processos, fatores que devem ser considerados e discutidos quando se ensina, pesquisa e projeta.

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Design, empresa, sociedade / Paula da Cruz Landim.

Editora UNESP, 2010

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Resumo
O objetivo desta pesquisa foi verificar até que ponto a formação acadêmica ministrada nos cursos de design responde aos anseios da sociedade e do setor produtivo e o de coletar subsídios para a discussão da situação do ensino de design no Brasil e elaboração de estratégias que permitam sua melhoria de maneira a ter profissionais adequados ao desenvolvimento de produtos que, embora com a marca da nossa realidade e cultura, sejam também universais.

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O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade / Jussara Sobreira Setenta.

EDUFBA, 2008

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Resumo
Importante contribuição para a construção do entendimento da dança como área do conhecimento. Resultado de estudos e pesquisas de alguém que vem, de muito, instigada com a busca de uma compreensão da realidade a partir de formas contemporâneas de percepção e visão de mundo onde a arte, e portanto, a dança, emerge como um sistema de alta complexidade.

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Francisco Brennand: aspectos da construção de uma obra em escultura cerâmica / Camila da Costa Lima

Editora UNESP, 2009

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Resumo
O tema deste livro é a obra do consagrado artista pernambucano Francisco Brennand, com enfoque em sua escultura cerâmica – seu processo de concepção e realização, bem como a relação da escultura com as demais linguagens e técnicas trabalhadas pelo artista. Além de investigar vários aspectos biográficos relevantes para o entendimento da produção de Brennand, a autora estuda as diversas técnicas empregadas por ele empregadas no desenho, na pintura, nos murais e na escultura cerâmica, trazendo à tona características que permeiam toda a sua obra e constituem um “estilo brennandiano”.

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Laurindo Almeida: dos trilhos de Miracatu às trilhas em Hollywood / Alexandre Francischini.

Editora UNESP, 2009

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Resumo
Dos trilhos às trilhas é mesmo a história deste livro que descortina a vida e obra do compositor, arranjador e violonista Laurindo Almeida. A narrativa acompanha a trajetória do músico, desde o seu nascimento e infância, ao lado da via férrea, na pequena Miracatu, no litoral paulista, passando pelo Rio de Janeiro das décadas de 30 e 40, no auge da “Era do Rádio”, até sua emigração para os EUA, onde se tornou um dos músicos brasileiros de maior renome, tendo recebido, dentre inúmeros outros prêmios, o Oscar do cinema americano. O autor investiga ainda os motivos que teriam levado Laurindo Almeida – um dos violonistas mais influentes do século XX, segundo algumas enciclopédias da música-, a ocupar um lugar secundário na historiografia da música brasileira. O livro também inclui o levantamento e a catalogação de sua discografia.

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Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais / Flávia Leme de Almeida.

Editora UNESP, 2010
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Resumo

Mais um lançamento da Coleção Propg Digital, por meio do selo Cultura Acadêmica, Mulheres recipientes se configura como uma obra de grande sensibilidade ao realizar a interseção entre a arte e os sentimentos femininos. Resultado da dissertação de mestrado de Flavia Leme de Almeida, é necessário destacar que este livro não se restringe às generalidades de “estudos de gênero”. A proposta aqui extrapola este conceito. A autora faz uma análise múltipla: como a mulher enxerga a vida e como ela se expressa? Como o feminino aparece na arte? A partir destas questões fundamentais ela vai até os povos ancestrais, desvelar as primeiras esculturas votivas de evocação à fertilidade. Em seguida, faz um estudo de artistas mulheres contemporâneas, evidenciando como cada uma exprime suas angústias e experiências através de suas obras, destacando Frida Khalo, Louise Bourgeois, Celeida Tostes, entre outras. Por fim, Flavia Leme faz uma autoavaliação do próprio trabalho como artista, exprimindo seu processo de criação. Mulheres recipientes realiza um estudo corajoso, que não hesita em revelar para o leitor as aflições, pensamentos e projeções do feminino. Ao analisar a arte, este livro toca no íntimo de muitas mulheres e descobre experiências que não poderiam ser conhecidas de outra forma.

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Mulheres em foco: construções cinematográficas brasileiras da participação política feminina / Danielle Tega.

Editora UNESP, 2010

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O cinema como objeto de estudo para verificar o modo pelo qual a resistência política à ditadura militar foi representada no período a ela posterior, dando destaque à participação feminina. A análise fílmica possibilitaria observar quais elementos estariam presentes em cena para retratar tal questão, e os estudos de gênero permitiria debater de que forma as relações sociais entre os sexos eram abordadas nos filmes selecionados. Trata-se, portanto, de compreender não apenas como a resistência à ditadura é representada, mas, sobretudo, como esse passado é reconstruído nas diversas formas em que pode ser materializado pela perspectiva feminista, considerando que esta trabalha com elementos fundamentais na luta em torno da memória e pelo reconhecimento de histórias esquecidas. Nesse sentido, procuro privilegiar os pontos onde se cruzam os estudos da memória e o pensamento feminista, visto que este atinge profundamente as necessidades de um resgate histórico ao denunciar o esquecimento de reivindicações, lutas e ações das mulheres.

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O poder da cultura e a cultura no poder: a disputa simbólica da herança cultural negra no Brasil / Jocélio Teles dos Santos.

EDUFBA, 2005

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O livro discute as políticas públicas na área de cultura, no período dos anos 60 aos anos 90, demonstrando como os símbolos afro-brasileiros foram sendo ressignificados, a partir do estabelecimento de novas demandas, seja pela política institucional ou pelos movimentos negros. Trata-se de um estudo pioneiro, principalmente quando analisadas a dinâmica da sociedade brasileira e as mudanças na adoção da simbologia de origem africana por distintos atores sociais.

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Paisagens sígnicas: uma reflexão sobre as artes visuais contemporâneas / Maria Celeste de Almeida Wanner.

EDUFBA, 2010

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Resumo
Arte, inovação, educação, ciência, medicina, comunicação, literatura, são alguns dos ingredientes que irão compor esse evento, tornando-o uma grande oportunidade de intercâmbio entre as diversas áreas. Isso sem falar no local da ocasião, o Museu de Arte da Bahia, importante patrimônio cultural do nosso p

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Tecnologia da conservação e da restauração – materiais e estruturas: um roteiro de estudos / Mário Mendonça de Oliveira. 4. ed. rev. e ampl.

EDUFBA, 2011

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Resumo

Conservar a memória da produção arquitetônica humana é o tema deste livro, que apresenta, através de minucioso trabalho, uma simplificação de conteúdos de autores renomados, procurando facilitar a árdua tarefa do aprendizado científico, combinada com observações do dia-a-dia no laboratório e de canteiros de restauro brasileiros, nos quais os pontos destacados coincidem com os temas afrontados na prática do exercício profissional.

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Pensando moda: novo livro reúne entrevistas com intelectuais

Ariane Polvani

As livrarias ganharam um novo título para discutir moda e cultura. Assinado pelo professor Tarcisio D’Almeida, Moda em Diálogos: Entrevistas com Pensadores é composto por sete longas entrevistas com pensadores do meio – entre eles a historiadora americana e curadora do museu FIT (Fashion Institute of Technology), Valerie Steele, o filósofo francês e autor do clássico O império do efêmero, Gilles Lipovetsky e o embaixador da marca de joias H. Stern, Christian Hallot, único brasileiro da seleção. Completam a lista: os antropólogos Massimo Canevacci e Ted Polhemus, a socióloga Diana Crane, e o presidente da Federação Francesa da Costura, do Prêt-à-porter, dos Costureiros e dos Criadores de Moda, Didier Grumbach.

D’Almeida conta que escolheu os entrevistados a dedo. “São todos profissionais que admiro há muito tempo e que seguem praticamente a mesma linha de pensamento que eu”. Mesmo assim, o professor não nega que tenha suas preferências entre os intelectuais. “Sou fã do papo com Valerie, uma mulher que sabe mesclar psicologia com moda muito bem e tem referências ótimas. E com Lipovetsky, que tem uma maneira muito objetiva de pensar e conta com bagagem histórica enorme, mas consegue pensar moda no cenário contemporâneo como poucos”, diz.

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, ele diz ainda que a parte mais trabalhosa – e também a mais importante – ao reunir um material como esse está na hora de fazer as entrevistas. “É preciso se inteirar no assunto, ler o máximo possível sobre ele e sobre a fonte, para que os assuntos rendam. Se o entrevistado for um intelectual, então, a responsabilidade é dobrada”. Ele ainda dá sua recomendação para quem quer ser jornalista ou crítico de moda. “Costumo dizer que moda pela moda é empobrecida, ela precisa ser entendida como patrimônio cultural, que agrega assuntos como arte, música, teatro e cinema. Portanto, entender sua história e seu percurso é essencial, mas também ampliar as conexões, fazer links com os mais diversos temas”.

Publicado pela Memória Visual, Moda em Diálogos é o primeiro livro do autor, que já pensa em novos projetos. “Quero escrever o segundo volume do Moda em Diálogos e um outro em que as fontes serão os criadores. Vou mesclar estilistas, diretores de criação, maquiadores, fotógrafos e stylists, sempre brasileiros e estrangeiros, porque é assim que vejo a moda: sem fronteiras”, define.

Moda em Diálogos: Entrevistas com Pensadores
Tarcísio D’Almeida
Editora Memória Visual
140 páginas, R$ 30
www.memoriavisual.com.br

Publicado em 19.09.2012 na seção Boa Vida no site Chic. Disponível em : http://chic.ig.com.br/boa-vida/noticia/pensando-moda-novo-livro-reune-entrevistas-com-intelectuais

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Veja também a matéria veiculada em jornais mineiros nos dias 06 e 07 de outubro divulgado no Clipping UFMG

Veículo: Estado de Minas – Belo Horizonte – MG – Caderno: Pensar
Página: 5
Publicada: Sábado, 06 de outubro de 2012

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Veículo: Estado de Minas – Belo Horizonte – MG – Caderno: Feminino
Página: 10
Publicada: Domingo, 07 de outubro de 2012

FETO 2012

Acontece do dia 11/10 ao dia 21/10 o Festival Estudantil de Teatro – FETO.

Veja programação completa :


Ingressos e Locais :
Os ingressos para os espetáculos em espaços fechados serão vendidos por R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia – entrada) nas bilheterias dos espaços. Participantes do FETO têm entrada franca. As bilheterias dos espaços abrirão uma hora antes dos espetáculos.

Os espetáculos realizados na Funarte MG, as oficinas, CaFETOs e análises são gratuitas.

:: Locais de realização:

Funarte MG | Rua Januária, 68 – Floresta
CTP | Centro Técnico de Produção – R. do Cartório, 120 – Sabará
Espaço Aberto Pierrot Lunar | Rua Ipiranga, 137 – Floresta
Galpão Cine Horto | Rua Pitangui, 3876 – Horto
Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Praça Floriano Peixoto | Av. do Contorno com Av. Brasil – Santa Efigênia
Teatro Marília | Av. Professor Alfredo Balena, 586 – Centro
Teatro Oi Futuro Klauss Vianna | Av. Afonso Pena, 4001 – Mangabeiras
Teatro Universitário da UFMG | Avenida Antônio Carlos, 6627 – atrás da Escola de Belas Artes da UFMG
UFMG – Teatro | Avenida Antônio Carlos, 6627 – atrás da Escola de Belas Artes da UFMG
Zap 18 – Zona de Arte da Periferia | R. João Donada, 18 – Serrano

Maiores informações no site :

http://fetobh.art.br/2012/

Semana de curtas internacionais no Humberto Mauro

DANIEL TOLEDO

 De ontem, 08/11, a sexta-feira, o Cine Humberto Mauro recebe a programação do Mumia, mostra de cinema de animação que teve início na semana passada. Finalizada a mostra de curtas nacionais, realizada até ontem, é chegada a hora do público belo-horizontino conhecer o amplo conjunto de produções estrangeiras inscritas no evento, que tem como um de seus principais diferenciais a ausência de curadoria.

Dentro desse grupo, conta o organizador Sávio Leite, estão obras marcadas pela experimentação de linguagens e realizadas a partir de várias técnicas, muitas vezes capazes de surpreender o espectador mais acostumado a assistir este ou aquele tipo de animação.

“Para falar a verdade, é bem difícil diferenciar um curta de animação dos que são feitos em outras linguagens. Temos, hoje em dia, inúmeros exemplos de trabalhos que chamam atenção justamente pelo hibridismo de linguagens, inaugurado por filmes como ‘American Pop’, de Ralph Bakshi, ‘Valsa com Bashir’ ou até mesmo o hollywoodiano ‘Waking Life’”, exemplifica o coordenador, em referência a alguns longa-metragens que marcaram época justamente pela experimentação de linguagens.

Com sessões geralmente realizadas entre as 17h e as 21h, o festival exibe dezenas de filmes de hoje a quinta-feira, trazendo representantes de mais de 30 países. Apontado por Leite como um dos destaques do evento, o curta francês “Tempestade no Quarto” será exibido hoje, no programa das 17h.

Na sexta-feira, Dia das Crianças, o Cine Humberto Mauro recebe dois programas especialmente elaborados para os público infantil, com exibição de curtas às 17h e às 18h30, e juvenil, às 20h e 21h.

Agenda

O quê. Mumia – Mostra Udigrudi Internacional de Animação (mostra internacional)
Quando. De hoje a sexta-feira
Onde. Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro)
Quanto. Entrada gratuita

Biblioteca "Professor Marcello de Vasconcellos Coelho" da Escola de Belas Artes da UFMG