Dulcinéia

thiago_honorio_dulcineia-4edouardfraipont_1250.jpg

Thiago Honório e Dulcinéia Catadora
Dulcinéia
São Paulo, Dulcinéia Catadora, 2017
17,5 x 19 cm

THIAGO_HONORIO_360_GRAUS_1250THIAGO_HONORIO_LEQUE_1250

O processo de construção do livro-obra DULCINÉIA se deu a partir de encontros entre o artista e as integrantes do coletivo na Cooperglicério, no Glicério, em São Paulo, onde elas trabalham fazendo a coleta e separação de papéis, e também na residência de uma das integrantes, nas proximidades da cooperativa. DULCINÉIA nasceu, então, de conversas e trocas para que, juntos, as quatro mulheres integrantes do coletivo e o artista chegassem ao livro-obra.

Foi num desses encontros na casa de uma das catadoras que toda a conversa se deu em torno da ideia de marcar um nome, de o coletivo ter um nome próprio, de uma mulher, de uma personagem, atravessado, agora, pela experiência daquelas quatro mulheres aguerridas que mantêm vivo – a duras penas e em tempos difíceis na cidade de São Paulo – o Dulcinéia Catadora. Perguntas como: quem é Dulcinéia? Quem foi Dulcinéia? O que cada uma de vocês tem de Dulcinéia? O que Dulcinéia significa para vocês? foram lançadas às quatro integrantes pelo artista.

A partir daí, a ideia de nome como furo, de leitura como furo, de livro como furo, de arte como furo, de nome que é título e de título que é nome, a um só tempo perfurados, de leitura, livro e arte como atravessamento foram problematizados no processo de construção do livro-obra DULCINÉIA. DULCINÉIA foi totalmente construído por papéis de caixas embalagem, o papelão, e escrito por um instrumento próximo àquele usado no ato de catar os papéis, como também por “agulhões”, a partir de furos na construção do nome próprio Dulcinéia. O livro-obra apresenta, assim, as letras desse nome, cada uma em uma das páginas que o constituem, “escritas” por diferentes gestos, forças, expressões e estados de ânimo, ou seja, diferentes “letras”. Trata-se de um nome – DULCINÉIA – construído e escrito a oito mãos e quatro cabeças das mulheres integrantes do Dulcinéia Catadora. Cada um dos livros traz, pelo menos, uma letra ou marca de uma dessas quatro mulheres mescladas a outras. O livro obra
DULCINÉIA é, desse modo, um corpo compósito constituído e construído por quatro diferentes letras das quatro mulheres que o integram e mantêm.

http://www.dulcineiacatadora.com.br/livros-e-autores-books-and-authors/Dulcineia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *