A pesquisa de metodologia do 'alvo' na Universidade e sua aplicação na escola básica no ensino de teatro

Autores

  • Décio Cristiano Miranda de Sousa Nogueira Universidade de Federal de Minas Gerais - Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

Teatro - estudo e ensino, docência

Resumo

O presente texto é o relato de uma experiência vivida durante 2011 e 2012, no Estúdio Fisções da Escola de Teatro da UFMG como bolsista-pesquisador PEG-PROGRAD, e que se estendeu à minha prática docente na Escola Municipal Dom Orione como professor de teatro. Descreverei aqui o processo de pesquisa teórica e prática bem como o trabalho didático-pedagógico por mim realizados ao longo do período supra mencionado. Farei uma exposição do que vem a ser o Estúdio Fisções, sua pesquisa de uma metodologia para o ensino da técnica de Ação Física. Explanarei sobre a técnica das Ações Físicas e a metodologia do ‘Alvo’. Descreverei o período em que realizei minhas atividades de prática de estágio obrigatório na Escola Municipal Dom Orione fazendo observações, ministrando aulas de teatro e aplicando projetos artísticos para o ensino e fruição de teatro. Apresentarei ao leitor o Programa Escola Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte visto que é nele que atuei como professor de teatro. No capítulo final relatarei o semestre em que ministrei aulas de teatro para crianças do Escola Integrada relatando a experiência com o ensino da técnica das ações físicas por meio da metodologia do ‘alvo’.

Publicado

2023-06-20

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso