O docente-discente
o ensino de arte na educação de jovens e adultos e suas contribuições para o professor de teatro em formação
Palavras-chave:
Teatro, Estudo e ensino, Educação de jovens e adultosResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiências e a análise das práticas docentes realizadas no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Pedagógico - Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante os meses de abril a dezembro de 2022, por meio do projeto de extensão Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos segundo segmento (PROEF-2), refletindo sobre quais as contribuições o exercício da docência ainda enquanto discente promove ao licenciando/a em Teatro da UFMG. Foram ministradas aulas de Arte/Teatro em 2 (duas) turmas da EJA,
observando como se deu o desenvolvimento da prática docente com essa modalidade de estudantes, os desafios e potencialidades, assim como os desdobramentos das experiências artísticas e pedagógicas com as turmas. As metodologias propostas nas experiências práticas partiram dos Jogos Teatrais desenvolvidos por Viola Spolin (2015); exercícios de improvisação do Sistema Impro, proposto por Keith Johnstone (MUNIZ, 2015); e jogos e exercícios do Teatro do Oprimido criadas por Augusto Boal (1998).