Biblioteca Universitária dá continuidade à campanha de Preservação de Acervo com a utilização da internet

A partir desse semestre, a campanha de preservação do acervo das bibliotecas da UFMG terá uma nova aliada: a internet. Twitter, flickr, hotsite, mensagens por e-mail e teste on-line serão empregados com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica da necessidade de utilizar o acervo de forma correta. Também serão distribuídos marcadores de livros e fôlderes nas bibliotecas e realizada uma exposição.

A conservação de materiais informacionais é de suma importância na biblioteca da Escola de Belas Artes uma vez que muitas das obras de seu acervo possuem imagens e reproduções de arte que são de extrema relevância dentro da área.

Além disso, dada a especialização da biblioteca, muitas obras são de difícil acesso no mercado sendo imprescindível que ser conserve o acervo para que a informação esteja acessível para a comunidade usuária.

Você pode contribuir para a conservação do material informacional evitando:

• fazer grifos e anotações a lápis, caneta ou marca-texto nas páginas dos livros;
  • virar as páginas com o auxílio de saliva, usar grampos, clips, fitas adesivas;
  • retirar o livro da estante forçando-o pelo alto da lombada;
  • inserir objetos, flores e outros papéis entre as páginas dos livros e revistas;
  • alimentar-se ou fumar próximo aos materiais bibliográficos;
  • fazer dobras nas pontas das páginas;
  • apoiar os cotovelos sobre livros, revistas;
  • expor os livros e demais materiais bibliográficos a excesso de luz, calor, poeira e umidade;
  • realizar qualquer tipo de reparo sem ter conhecimento para tal;
  • transportar CD’s, DVD’s, microfilmes, slides fora de suas embalagens;
  • deixar sujeiras, impressões digitais nos CD’s, DVD’s, microfilmes, slides;
  • deixar materiais informacionais em meios eletrônicos próximos a campos eletromagnéticos como aparelhos eletrodomésticos, imãs e outros;
  • deixar fitas de vídeo com a bitola cheia voltada para cima;
  • manusear os materiais com as mãos sujas.

Para obter mais informações a respeito acesse, siga e compartilhe o material disponibilizado na internet e in loco a respeito:

Não deixe de seguir também o Twitter Bibliobelas: @BiblioBelas.