A equipe de bibliotecários da Escola de Belas Artes participou da Recepção de Calouros do primeiro semestre de 2022 com o objetivo de apresentar a Biblioteca Professor Marcello de Vasconcelos Coelho. Nesse sentido, os estudantes que ingressam nos cursos de graduação ofertados pela EBA, assim como os ingressantes no curso técnico do TU, puderam conhecer os produtos e serviços ofertados pela Biblioteca, assim como a estrutura do Sistema de Bibliotecas da UFMG, composto por 25 bibliotecas.
A apresentação da Biblioteca é importante como forma de acolhimento inicial dos estudantes, convidando-os a conhecer e utilizar o acervo.
Para se cadastrar no Sistema de Bibliotecas da UFMG, é necessário fazer o treinamento on-line que apresenta, em cerca de quatro horas, os serviços prestados pelas 25 bibliotecas, bem como os direitos e deveres de quem os utiliza. A inscrição pode ser feita, de forma automática, na página do curso.
Ao fim do treinamento obrigatório, os participantes respondem um questionário-teste e, os que obtêm nota mínima, recebem um certificado de conclusão, obtido na própria plataforma. Para solicitar o cadastro no Sistema de Bibliotecas, é necessário apresentar o certificado de conclusão na Biblioteca.
“Um tempo é uma terra fértil, potente, amorosa, bela Um tempo de uma terra violentada, judiada, explorada, comercializada Um tempo de denúncio, caos, desistência e abandono Um tempo de des-esperança Um reflexão: cultivar ou destruir?”
É sobre esses tempos que GOLD vem tratar; sobre as contradições dos(as) viventes nessa terra-mãe. É sobre “sem roça não dá”, sobre “de quem é a culpa?”, sobre “haverá futuro possível?, é sobre vida e morte do/no chão que habitamos. É sobre o gold (ouro) que tudo compra (!?) ou o ouro que tudo pode purificar (!?). Por fim, é sobre desmatar ou plantar águas, destruir ou semear. É sobre decidir: preservar ou desistir.”
Espetáculo de formatura do T.U. com elenco composto por 4 atuantes, trata-se do espaço-tempo: daquilo que nos deixaram, daquilo que está em nossas mãos e daquilo que temos a dar enquanto habitantes da terra-mãe, potente, feminina, cujas imprudentes exploração e destruição avançam.
Com texto construído coletivamente, a partir das inquietações dos atuantes, da direção e da dramaturgia, o espetáculo aponta dicotomias urgentes: preservar, ou destruir? Semear, ou desmatar? É oito, ou oitenta: se não for agora, nunca mais será.
Formandes do Teatro Universitário
???? Quando: 10 a 27 de março, de quinta a domingo ????Horários: 20h ????Classificação: 16 anos Onde: Funarte (MG) — Rua Januária, nº 68, Centro, Belo Horizonte ????Entrada franca: retirada de ingressos uma hora antes. Vagas limitadas (sujeito a lotação)
???? Máscara + Teste ou comprovante de vacina com duas doses
Márcia Almada reuniu, com Silvana Bojanoski, da UFPel, termos e definições em português, com equivalências para o inglês, espanhol e grego, relativos a danos e tratamentos.
O sangramento, num documento em papel, é o dano causado pelo espalhamento da tinta de um traço original, que resulta em aparência borrada. A laminação, por sua vez, é o procedimento de restauração em que se adere ao documento, numa ou nas duas faces, um reforço fino e transparente.
Os dois termos estão entre os 57 que compõem o e-book Glossário ilustrado de conservação e restauração de obras em papel: danos e tratamentos, elaborado pelas professoras Márcia Almada, da Escola de Belas Artes da UFMG, e Silvana Bojanoski, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O acesso à obra é gratuito.
Destinado a estudantes, docentes e profissionais da Conservação e Restauração e áreas próximas, o e-book é desdobramento da tese de doutorado de Silvana – Terminologia em conservação de bens culturais em papel: produção de um glossário para profissionais em formação –, defendida na UFPel, em que ela aplicou a metodologia dos estudos terminológicos com viés linguístico para compilar, definir e organizar os termos usados pelos conservadores-restauradores de documentos gráficos em uma estrutura relacionada a identificação, diagnóstico (danos), conservação e restauração (tratamentos), produtos e equipamentos.
Márcia Almada: múltiplas possibilidades de navegação Divulgação
“Optamos pelo recorte em danos e tratamentos em razão da necessidade de limitar o volume de termos e pensando no uso mais imediato da informação e na interlocução com outros idiomas”, conta Márcia Almada. “Rediscutimos, revisamos e repensamos uma série de questões. Para isso, foi importante também a colaboração de colegas estrangeiros”, completa Silvana Bojanoski, ressaltando que se trata de uma obra aberta a ampliações e novas possibilidades.
Equivalências e ilustrações O e-book, editado pela Fino Traço, apresenta equivalências em português, espanhol, inglês e grego de termos e definições relativos às obras bidimensionais – obras de arte, manuscritos e gravuras avulsas. De acordo com as autoras, as referências foram o inglês dos Estados Unidos e o espanhol do México. Algumas das fontes principais do trabalho foram a Associação Brasileira de Conservação e Restauração (Abracor) e o American Institute of Conservation (AIC). Os parceiros do México foram pesquisadores independentes; no caso da Grécia, Márcia e Silvana tiveram a colaboração da Universidade de West Attica, que mantém convênio de colaboração acadêmica com a UFMG.
Todos os termos do Glossário são ilustrados. “A busca das imagens foi muito desafiadora e instigante”, conta Márcia Almada. As imagens aparecem sobre fundos de cores diferentes, de acordo com o idioma. Os termos são lincados para os quatro idiomas, e um índice alfabético faz as correspondências dos termos com as respectivas definições e termos associados. “São muitas as possibilidades de navegação, sempre na lógica do hiperlink. Por isso, essa publicação só podia ter a forma de e-book”, comenta a professora da UFMG.
Silvana Bojanoski: influência de contextos e formação profissional Divulgação
Márcia e Silvana salientam que estabelecer as equivalências de termos especializados em diferentes idiomas não é uma tarefa fácil. “A terminologia empregada sofre a influência das experiências, dos contextos e processos de formação profissional que caracterizam cada país ou região”, afirma a professora da UFPel. As autoras ressaltam, por outro lado, que, na perspectiva adotada por elas, essa variação não é um problema. “Tratamos esse aspecto como um fator importante que faz parte do processo de construção e das constantes mudanças que se dão numa área de conhecimento especializada”, diz Márcia Almada.
Como afirmam na apresentação do livro, as autoras partem da noção de que “um glossário é uma obra em constante construção, uma vez que o vocabulário dos profissionais reflete as mudanças na produção do conhecimento especializado”. E manifestam a expectativa de que “a edição possa fomentar novas discussões terminológicas, o que é fundamental para o desenvolvimento da área de Conservação e Restauração de documentos gráficos”.
O livro é iniciativa vinculada ao projeto A materialidade dos documentos pintados: entre a história e a preservação, financiado pela Capes e coordenado por Márcia Almada.
Livro: Glossário ilustrado de conservação e restauração de obras em papel: danos e tratamentos Autoras: Marcia Almada e Silvana Bojanoski Editora: Fino Traço (Coleção Patrimônio) 582 páginas | Acesso gratuito
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) reeditou resolução que cria o Repositório Institucional da UFMG e estabelece sua política informacional.